(Enade 2018) A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão

(Enade 2018) A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão. Em alguns casos, está vinculada à modernização da administração pública por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e à melhoria da eficiência dos processos operacionais e administrativos dos governos.

Entre as causas determinantes da adoção das TIC de forma estratégica e intensiva pelos governos em seus processos internos e na melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, destacam-se: o uso intensivo das TIC pelos cidadãos, empresas privadas e organizações não governamentais; a migração da informação baseada em papel para mídias eletrônicas e serviços on-line; e o avanço e universalização da infraestrutura pública de telecomunicações e da internet.
DINIZ, E. H.; BARBOSA, A. F.; JUNQUEIRA, Á. R.B.; PRADO, O.
O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir
de um modelo estruturado de análise. In: Revista de
Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, jan./fev.
2009, p. 24-25 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.


A) A gestão das TIC na Administração Pública deve focar o contexto interno da organização em busca de maior eficácia organizacional.

B) A Administração Pública disponibiliza, por meio das TIC, dados e relatórios, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de decidirem sobre as ações do Governo.

C) A sociedade, por meio das TIC, passa a ter um instrumento de controle e fiscalização não só sobre as atividades do Poder Executivo, como também sobre o emprego de seus recursos.

D) O Governo Federal, nos últimos anos, conseguiu transformar o país em uma comunidade digital, onde, apesar da desigualdade social, os cidadãos têm amplo acesso a modernos métodos de comunicação, como a internet.

E) A disseminação no uso de sistemas gerenciais de informação reduz consideravelmente o risco de exclusão digital, na medida em que esses sistemas viabilizam a ampla comunicação das informações sobre as ações governamentais.

~> Cursos de ADMINISTRAÇÃO com 50% de desconto / MATRICULE-SE JÁ!

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal n◦ 12.305 de 2010, a equipe de administradores públicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) de um município brasileiro decidiu fomentar a organização de cooperativas de reciclagem.

GABARITO:
C) A sociedade, por meio das TIC, passa a ter um instrumento de controle e fiscalização não só sobre as atividades do Poder Executivo, como também sobre o emprego de seus recursos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A accountability democrática é um termo que caracteriza a responsabilização política do poder público em relação à sociedade, o que demanda um processo de comunicação para dar mais transparência às ações dos agentes políticos.
(Enade 2018) A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão (Enade 2018) A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão Reviewed by Redação on dezembro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.