(Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

(Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal n◦ 12.305 de 2010, a equipe de administradores públicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) de um município brasileiro decidiu fomentar a organização de cooperativas de reciclagem.

Após mapeamento realizado, foi efetuado um chamamento público para contratação das cooperativas e instituído o “Programa Coleta Seletiva Solidária”. A fim de realizar o adequado controle desse programa bem como tornar transparentes os resultados obtidos, a equipe da SMA elaborou um painel de controle com indicadores para avaliação permanente da política pública, conforme se mostra na figura a seguir.

Modelo de avaliação do “Programa Coleta Seletiva Solidária”

JANNUZZI, P. M. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos,
fontes de dados e aplicações. São Paulo: Alinea, 2009 (adaptado)

Considerando essa situação e a adequação dos indicadores para avaliação da referida política pública, avalie as afirmações a seguir.


I. O indicador de “Quantidade de combustível utilizado pelas cooperativas para a coleta” está corretamente classificado como um indicador-insumo.

II. O indicador de “Percentual de cobertura dos bairros com a coleta seletiva” deve ser classificado como indicador-produto.

III. Um indicador de “Total de horas trabalhadas pelos catadores das cooperativas” pode ser corretamente adicionado no grupo de indicador-insumo.

IV. O indicador de “Melhoria das condições ambientais da cidade” está corretamente classificado no grupo indicador-impacto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
(Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Reviewed by Redação on dezembro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.