(Enade 2018) Pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 392 diretores financeiros de pequenas e grandes empresas

(Enade 2018) Pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 392 diretores financeiros de pequenas e grandes empresas e cujo foco se dirigiu para as práticas empresariais das companhias em que atuavam.

Na pesquisa, os diretores financeiros tinham de indicar as técnicas de orçamento de capital que eles utilizavam. Verificou-se, no estudo, que a maioria usava o método do VPL (valor presente líquido; 74,9%) e o método da TIR (taxa interna de retorno; 75,7%) para avaliar os projetos, e muitos deles (56,7%) também usavam a abordagem do período de payback, além de outras técnicas.
GRAHAM, J. R., HARVEY, C. R. The theory and practice of corporate
finance: evidence from the field. Journal of Financial Economics,
V. 60, n. 1, 2001 (adaptado).

Considerando a pesquisa apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao tomar decisões de aceitar ou rejeitar um projeto, os diretores financeiros das empresas devem calcular e levar em consideração diferentes indicadores, como o payback, payback descontado, VPL, TIR, TIR modificada (TIRM) e índice de lucratividade (IL).

PORQUE

II. Cada indicador captura informações diferentes e relevantes aos tomadores de decisão: o payback e o payback descontado avaliam risco e liquidez; o VPL, a TIR, a TIRM, e o IL avaliam lucratividade sob diferentes enfoques.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.
(Enade 2018) Pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 392 diretores financeiros de pequenas e grandes empresas (Enade 2018) Pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 392 diretores financeiros de pequenas e grandes empresas Reviewed by Redação on dezembro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.