FGV-SP 2019: Certas pilhas em formato de moeda ou botão, que são usadas em relógios de pulso

FGV-SP 2019: Certas pilhas em formato de moeda ou botão, que são usadas em relógios de pulso e em pequenos aparelhos eletrônicos, empregam os metais zinco e prata em seu interior. Uma delas é representada no esquema da figura a seguir, e os potenciais padrão de redução são fornecidos para reações envolvendo os seus componentes.

pilhas em formato de moeda ou botão

Considerando-se a pilha representada no esquema, a substância I, o potencial padrão teórico e os produtos da reação global são, respectivamente:

(A) zinco metálico; + 0,04 V; prata metálica e hidróxido de zinco.
(B) zinco metálico; + 1,56 V; prata metálica e hidróxido de zinco.
(C) zinco metálico; + 1,56 V; óxido de prata e hidróxido de zinco.
(D) prata metálica; + 0,04 V; óxido de prata e zinco metálico.
(E) prata metálica; + 1,56 V; óxido de prata e zinco metálico.

QUESTÃO ANTERIOR;
FGV-SP 2019: Um aluno de química analisou o rótulo de um produto empregado na agricultura para estimular a produção de frutos e descreveu seus constituintes com base na classificação periódica, conforme apresentado a seguir:

GABARITO:
(B) zinco metálico; + 1,56 V; prata metálica e hidróxido de zinco.

RESOLUÇÃO:
As reações envolvidas no funcionamento da pilha em questão são:



Sendo assim, o potencial padrão teórico da pilha é de + 1,56V. Os produtos da reação global são prata metálica – Ag (s) – e hidróxido de zinco – Zn(OH)2 (s).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A reação do íon iodeto, Iˉ, com o íon hipoclorito, ClOˉ, presente no princípio ativo da água sanitária usada como desinfetante doméstico, ocorre com a formação dos íons cloreto, Clˉ, e hipoiodito, IOˉ, de acordo com a equação

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários