FGV-SP 2019: A reação do íon iodeto, Iˉ, com o íon hipoclorito, ClOˉ, presente no princípio ativo da água sanitária usada como desinfetante doméstico

FGV-SP 2019: A reação do íon iodeto, Iˉ, com o íon hipoclorito, ClOˉ, presente no princípio ativo da água sanitária usada como desinfetante doméstico, ocorre com a formação dos íons cloreto, Clˉ, e hipoiodito, IOˉ, de acordo com a equação

ClOˉ(aq) + Iˉ(aq) → IOˉ(aq) + Clˉ(aq)

Um estudo cinético para avaliar a velocidade dessa reação foi realizado com três experimentos, e seus dados são mostrados na tabela:


Assinale a alternativa que apresenta o valor da ordem dessa reação.

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 6

QUESTÃO ANTERIOR;

FGV-SP 2019: Certas pilhas em formato de moeda ou botão, que são usadas em relógios de pulso e em pequenos aparelhos eletrônicos, empregam os metais zinco e prata em seu interior.

GABARITO:
(B) 2

RESOLUÇÃO:
A ordem da reação com relação a uma substância é o expoente a que está elevada a concentração na lei das velocidades, obtida experimentalmente:

– Entre os experimentos 1 e 2, manteve-se a concentração do Iˉ constante, e a concentração do ClOˉ foi triplicada, gerando velocidade três vezes maior. Assim, trata-se de uma reação de 1.a ordem com relação ao ClOˉ.

– Entre os experimentos 2 e 3, manteve-se a concentração do ClOˉ constante, e a concentração do Iˉ foi triplicada, gerando velocidade três vezes maior.

Assim, trata-se de uma reação de 1.a ordem com relação ao Iˉ.

v = k . [ClOˉ]¹ . [Iˉ]¹

Assim, a ordem global da reação é a soma das ordens dos reagentes participantes.
Ordem da reação = 1 + 1 = 2

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Uma solução de glicose, C6H12O6, foi preparada para ser empregada como padrão em uma análise de laboratório. Foram adicionadas 450 mg de glicose em um balão volumétrico com capacidade de 250 mL e foi adicionada água destilada até o traço de aferição do balão.
FGV-SP 2019: A reação do íon iodeto, Iˉ, com o íon hipoclorito, ClOˉ, presente no princípio ativo da água sanitária usada como desinfetante doméstico FGV-SP 2019: A reação do íon iodeto, Iˉ, com o íon hipoclorito, ClOˉ, presente no princípio ativo da água sanitária usada como desinfetante doméstico Reviewed by Redação on dezembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.