Prova Liceu Piauiense (Teste Seletivo 2019) com Gabarito PORTUGUÊS LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES 01 E 02 SOBRE ACENTUAÇÃO ...
PORTUGUÊS
LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES 01 E 02 SOBRE ACENTUAÇÃO
George Martin deve publicar novo conto do universo de “Game of Thrones”
O lançamento de “Winds of Winter”, sexto livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”, ainda permanece indefinido, mas George R.R. Martin deve apresentar outro título sobre o universo de “Game of Thrones” em 2017. De acordo com uma lista de futuros lançamentos adicionados nesta semana ao catálogo da Amazon norte-americana, “Book of Swords” começará a ser vendido no dia 10 de outubro e reunirá antologias temáticas do autor, incluindo um conto ambientado em Westeros. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a história.
O novo livro foi organizado por Gardner Dozois, que trabalhou com Martin em “O Príncipe de Westeros e Outras Histórias”, que, assim como “Book of Swords”, trouxe um conto ambientado no universo das “Crônicas de Gelo e Fogo”, mas que se passa 80 anos antes de “O Cavaleiro dos Sete Reinos” e tem foco em Daemon Targaryen.
Além destes, um terceiro conto sobre a dinastia Targaryen está em “Mulheres Perigosas”, uma nova antologia de Dozois e Martin que será lançada em fevereiro. Também chamado de “Os Negros e os Verdes”, “A Princesa e a Rainha” narra a disputa entre a princesa Rhaenyra Targaryen e sua madrasta, a rainha Alicent Hightower que, com seus respectivos aliados, o “Negros” e os “Verdes”, deram início ao conflito sangrento conhecido nas “Crônicas de Gelo e Fogo” como “A Dança dos Dragões”.
(http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Var
iedades/Literatura/2017/1/608839/George-R-RMartin-deve-publicar-
novo-conto-do-universo-deGame-of-Thrones-em-2017)
QUESTÃO 01
(Liceu Piauiense 2019) Analise as alternativas:
I – A última palavra do texto ─ dragões ─ não tem acento gráfico.
II – A última palavra do texto ─ dragões ─ deveria ser acentuada.
III – A última palavra do texto ─ dragões ─ é oxítona.
Quais, de acordo com as afirmações feitas, são corretas?
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) todas estão erradas.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(Liceu Piauiense 2019) Em relação à palavra grifada do primeiro parágrafo (catálogo), podemos afirmar que ela é:
a) acentuada pela regra das proparoxítonas.
b) acentuada pela regra das oxítonas.
c) acentuada pela mesma regra que acentua “avó”.
d) acentuada pela mesma regra que acentua “óculos”
e) acentuada por conter três sílabas.
GABARITO.
Mundo Pequeno
Manoel de Barros
Parte VI
Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer
nas leituras não era a beleza das frases, mas a doença delas.
Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu
Preceptor, esse gosto esquisito.
Eu pensava que fosse um sujeito escaleno.
- Gostar de fazer defeitos na frase é muito
saudável, o Padre me disse.
Ele fez um limpamento em meus receios.
O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença,
pode muito que você carregue para o resto da vida
um certo gosto por nadas…
E se riu.
Você não é de bugre? – ele continuou.
Que sim, eu respondi.
Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas -
Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros.
Há que apenas saber errar bem o seu idioma.
Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de gramática.
VOCABULÁRIO:
Preceptor - educador, instrutor, encarregado da educação de alguém.
Burge - indivíduo rude, incivilizado, indígena, criado nos matos.
Ariticuns - árvore frutífera de 6 a 8 metros de altura que dá frutos comestíveis, espécie muito no cerrado.
QUESTÃO 03
(Liceu Piauiense 2019) O texto que você acabou de ler narra uma história sobre:
a) Um menino doente que precisava de ajuda de um padre.
b) Um padre muito severo que via só o defeito do menino.
c) O medo de não poder ver a beleza das frases no texto.
d) O prazer da leitura, a partir da invenção da linguagem.
e) A importância da leitura de textos poéticos.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) O texto que você acabou de ler narra uma história sobre:
a) Um menino doente que precisava de ajuda de um padre.
b) Um padre muito severo que via só o defeito do menino.
c) O medo de não poder ver a beleza das frases no texto.
d) O prazer da leitura, a partir da invenção da linguagem.
e) A importância da leitura de textos poéticos.
GABARITO.
QUESTÃO 04
(Liceu Piauiense 2019) No enunciado “Eu pensava que fosse um sujeito escaleno”, a palavra em destaque por ser substituída sem perda de sentido por:
a) desobediente
b) teimoso
c) coerente
d) inconstante
e) diferente
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) No enunciado “Eu pensava que fosse um sujeito escaleno”, a palavra em destaque por ser substituída sem perda de sentido por:
a) desobediente
b) teimoso
c) coerente
d) inconstante
e) diferente
GABARITO.
QUESTÃO 05
Eu gosto de ler gostando
Solano Trindade
Eu gosto de ler gostando,
gozando a poesia,
como se ela fosse
uma boa camarada,
dessas que beijam a gente
gostando de ser beijada.
Eu gosto de ler gostando
gozando assim o poema,
como se ele fosse
boca de mulher pura
simples boa libertada
boca de mulher que pensa...
dessas que a gente gosta
gostando de ser gostada.
(Liceu Piauiense 2019) O tema do poema é:
a) o fazer poético.
b) o prazer de fazer poesia.
c) a arte de compor poemas.
d) o prazer da criação estética.
e) o prazer de ler poesias.
GABARITO.
Eu gosto de ler gostando
Solano Trindade
Eu gosto de ler gostando,
gozando a poesia,
como se ela fosse
uma boa camarada,
dessas que beijam a gente
gostando de ser beijada.
Eu gosto de ler gostando
gozando assim o poema,
como se ele fosse
boca de mulher pura
simples boa libertada
boca de mulher que pensa...
dessas que a gente gosta
gostando de ser gostada.
(Liceu Piauiense 2019) O tema do poema é:
a) o fazer poético.
b) o prazer de fazer poesia.
c) a arte de compor poemas.
d) o prazer da criação estética.
e) o prazer de ler poesias.
GABARITO.
QUESTÃO 06
TEXTO 1
A moda e a publicidade
Ana Sánchez de la Nieta
[...]
Se antes os ídolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora são as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar aviões, hoje muitas só sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue".
A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cúmulo da felicidade: beleza, fama, êxito e dinheiro. [...]
[...] Os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos. Esta é uma constante da chamada civilização da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atração que hoje impera é o de uma magreza extrema. Esta é a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importância na adolescência: a anorexia, uma perturbação psíquica que leva a uma distorção, a uma falsa percepção de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma começar com o desejo de emagrecer. Se alguém se julga gordo sente-se rejeitado por esta razão. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurança e começa a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilíbrios psíquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em não raras ocasiões provoca a morte.
TEXTO 2
(Liceu Piauiense 2019) Comparando os dois textos, pode-se dizer que tratam do mesmo tema, porém
a) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.
b) o texto 1 critica as modelos por seguirem a civilização da imagem e o 2 defende a perspectiva da civilização da imagem.
c) o texto 1 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 2 indica os problemas mais comuns das modelos.
d) o texto 1 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 2 elogia a magreza extrema das modelos.
e) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2 elogia a magreza das modelos.
GABARITO.
a) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorística, faz uma crítica à magreza das modelos.
b) o texto 1 critica as modelos por seguirem a civilização da imagem e o 2 defende a perspectiva da civilização da imagem.
c) o texto 1 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 2 indica os problemas mais comuns das modelos.
d) o texto 1 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 2 elogia a magreza extrema das modelos.
e) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2 elogia a magreza das modelos.
GABARITO.
QUESTÃO 07
Eu conto os dias
Sem ter você
Esse amor tá me matando
Sem alegrias
Tento esquecer
Esse vazio é quem está me amando
E o coração me diz
Não vai curar jamais
O amor é cicatriz
Que o tempo não desfaz. (Paula Fernandes)
(Liceu Piauiense 2019) As figuras de linguagem encontradas nos trechos sublinhados acima são respectivamente:
a) Metáfora e metonímia
b) Pleonasmo e hipérbole
c) Personificação e eufemismo
d) Personificação e metáfora
e) Sinestesia e metonímia
GABARITO.
Eu conto os dias
Sem ter você
Esse amor tá me matando
Sem alegrias
Tento esquecer
Esse vazio é quem está me amando
E o coração me diz
Não vai curar jamais
O amor é cicatriz
Que o tempo não desfaz. (Paula Fernandes)
(Liceu Piauiense 2019) As figuras de linguagem encontradas nos trechos sublinhados acima são respectivamente:
a) Metáfora e metonímia
b) Pleonasmo e hipérbole
c) Personificação e eufemismo
d) Personificação e metáfora
e) Sinestesia e metonímia
GABARITO.
QUESTÃO 08
(Liceu Piauiense 2019) No terceiro quadrinho a palavra “BARATA” tem sentido:
a) Intertextual
b) Conotativo
c) Denotativo
d) Não literário
e) Literal
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) No terceiro quadrinho a palavra “BARATA” tem sentido:
a) Intertextual
b) Conotativo
c) Denotativo
d) Não literário
e) Literal
GABARITO.
QUESTÃO 09
Com ventos de 210 km/h, o furacão Irma deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica na Flórida (Estados Unidos) neste domingo (10) ao avançar na direção da Costa do Golfo, ameaçando provocar inundações potencialmente catastróficas.
Em Miami, os ventos derrubaram guindastes, árvores e placas e abalaram prédios na cidade, que fica a cerca de 160 quilômetros do núcleo do Irma. Na região central, as ruas estavam inundadas.
(Liceu Piauiense 2019) A leitura do fragmento acima nos permite dizer que o texto tem um caráter:
a) Emotivo
b) Apelativo
c) Referencial
d) Expressivo
e) Conativo
GABARITO.
Furacão Irma atinge a Flórida e causa mortes; centro de Miami está inundado...
Com ventos de 210 km/h, o furacão Irma deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica na Flórida (Estados Unidos) neste domingo (10) ao avançar na direção da Costa do Golfo, ameaçando provocar inundações potencialmente catastróficas.
Em Miami, os ventos derrubaram guindastes, árvores e placas e abalaram prédios na cidade, que fica a cerca de 160 quilômetros do núcleo do Irma. Na região central, as ruas estavam inundadas.
Do UOL*, em São Paulo 10/09/2017...
(Liceu Piauiense 2019) A leitura do fragmento acima nos permite dizer que o texto tem um caráter:
a) Emotivo
b) Apelativo
c) Referencial
d) Expressivo
e) Conativo
GABARITO.
QUESTÃO 10
(Liceu Piauiense 2019) Observando a segunda tirinha na expressão “Cada um tem o time que quiser” o verbo sublinhado está conjugado:
a) No modo subjuntivo, tempo futuro (3ª pessoa do singular).
b) No infinitivo impessoal
c) No modo subjuntivo, tempo pretérito imperfeito (1ª pessoa do plural).
d) No modo indicativo, tempo futuro do pretérito (3ª pessoa do singular).
e) No infinitivo pessoal (3ª pessoa do singular)
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Observando a segunda tirinha na expressão “Cada um tem o time que quiser” o verbo sublinhado está conjugado:
a) No modo subjuntivo, tempo futuro (3ª pessoa do singular).
b) No infinitivo impessoal
c) No modo subjuntivo, tempo pretérito imperfeito (1ª pessoa do plural).
d) No modo indicativo, tempo futuro do pretérito (3ª pessoa do singular).
e) No infinitivo pessoal (3ª pessoa do singular)
GABARITO.
QUESTÃO 11
(Liceu Piauiense 2019) “Minha tela tem palmeilas onde canta o Sabiá” é uma referência:
a) Ao time que apesar de perder ele ainda torce.
b) Ao hino do seu time preferido.
c) A tela ou pintura no brasão da camisa.
d) Ao verso do poema Canção do Exílio.
e) Aos diversos tipos de aves encontradas na natureza.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) “Minha tela tem palmeilas onde canta o Sabiá” é uma referência:
a) Ao time que apesar de perder ele ainda torce.
b) Ao hino do seu time preferido.
c) A tela ou pintura no brasão da camisa.
d) Ao verso do poema Canção do Exílio.
e) Aos diversos tipos de aves encontradas na natureza.
GABARITO.
QUESTÃO 12
Leia.
(Liceu Piauiense 2019) "Na oração “Bebam logo, já estou fechando!" Temos:
a) um período simples, formado por uma oração.
b) um período composto por três orações.
c) um período composto formado por duas orações.
d) um período simples formado por duas orações.
e) apenas uma frase nominal.
GABARITO.
QUESTÃO 13
Leia o trecho.
‘(...) Genoveva acendeu uma vela. Depois foi sentar-se na soleira da porta e pediu-lhe que contasse alguma coisa das terras por onde andara. Deolindo recusou a princípio; disse que se ia embora, levantou-se e deu alguns passos na sala. Mas o demônio da esperança mordia e bajulava o coração do pobre-diabo, e ele voltou a sentar-se, para dizer duas ou três anedotas de bordo. Genoveva escutava com atenção. Interrompidos por uma mulher da vizinhança, que ali veio, Genoveva fê-la sentar-se também para ouvir “as bonitas histórias que o senhor Deolindo estava contando”. Não houve outra apresentação.
(...)’
(Liceu Piauiense 2019) Levando-se em consideração o contexto acima, a oração destacada recebe a seguinte classificação:
a) sujeito simples
b) sujeito composto
c) sujeito indeterminado
d) sujeito implícito
e) oração sem sujeito
GABARITO.
Leia.
(Liceu Piauiense 2019) "Na oração “Bebam logo, já estou fechando!" Temos:
a) um período simples, formado por uma oração.
b) um período composto por três orações.
c) um período composto formado por duas orações.
d) um período simples formado por duas orações.
e) apenas uma frase nominal.
GABARITO.
QUESTÃO 13
Leia o trecho.
‘(...) Genoveva acendeu uma vela. Depois foi sentar-se na soleira da porta e pediu-lhe que contasse alguma coisa das terras por onde andara. Deolindo recusou a princípio; disse que se ia embora, levantou-se e deu alguns passos na sala. Mas o demônio da esperança mordia e bajulava o coração do pobre-diabo, e ele voltou a sentar-se, para dizer duas ou três anedotas de bordo. Genoveva escutava com atenção. Interrompidos por uma mulher da vizinhança, que ali veio, Genoveva fê-la sentar-se também para ouvir “as bonitas histórias que o senhor Deolindo estava contando”. Não houve outra apresentação.
(...)’
(Machado de Assis. Contos. São Paulo: FTD, 2002, pág. 137.)
(Liceu Piauiense 2019) Levando-se em consideração o contexto acima, a oração destacada recebe a seguinte classificação:
a) sujeito simples
b) sujeito composto
c) sujeito indeterminado
d) sujeito implícito
e) oração sem sujeito
GABARITO.
QUESTÃO 14
Leia a tirinha a seguir.
(Liceu Piauiense 2019) As palavras “molho” (1º quadrinho), “demais” (2º quadrinho) e “satisfeito” (3º quadrinho) são RESPECTIVAMENTE:
a) substantivo – adjetivo – adjetivo
b) adjetivo – verbo – advérbio
c) substantivo – advérbio – adjetivo
d) numeral – advérbio – advérbio
e) adjetivo – substantivo – substantivo
GABARITO.
Leia a tirinha a seguir.
(Liceu Piauiense 2019) As palavras “molho” (1º quadrinho), “demais” (2º quadrinho) e “satisfeito” (3º quadrinho) são RESPECTIVAMENTE:
a) substantivo – adjetivo – adjetivo
b) adjetivo – verbo – advérbio
c) substantivo – advérbio – adjetivo
d) numeral – advérbio – advérbio
e) adjetivo – substantivo – substantivo
GABARITO.
QUESTÃO 15
Leia a tira a seguir.
(Liceu Piauiense 2019) Na língua portuguesa, temos os afixos. Eles são morfemas, ou seja, menores partículas significativas da língua que se juntam ao radical formando novas palavras. Sabendo-se disso, identifique a alternativa na qual todas as palavras foram formadas por derivação sufixal.
a) verdade, dia, namorados
b) namorados, grandes, buscando
c) namorados verdade, fumante
d) variedades, produtos, macarrão
e) trabalhamos, senhorita, bonitão
GABARITO.
Leia a tira a seguir.
(Liceu Piauiense 2019) Na língua portuguesa, temos os afixos. Eles são morfemas, ou seja, menores partículas significativas da língua que se juntam ao radical formando novas palavras. Sabendo-se disso, identifique a alternativa na qual todas as palavras foram formadas por derivação sufixal.
a) verdade, dia, namorados
b) namorados, grandes, buscando
c) namorados verdade, fumante
d) variedades, produtos, macarrão
e) trabalhamos, senhorita, bonitão
GABARITO.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 16
(Liceu Piauiense 2019) Se Eduardo acertasse os números que são as respostas a um desafio, sua tia daria a ele, em reais, o maior valor entre as respostas do desafio.
Eduardo acertou e recebeu de sua tia
a) 20 reais
b) 12 reais
c) 10 reais
d) 8 reais
e) 7 reais
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Se Eduardo acertasse os números que são as respostas a um desafio, sua tia daria a ele, em reais, o maior valor entre as respostas do desafio.
Eduardo acertou e recebeu de sua tia
a) 20 reais
b) 12 reais
c) 10 reais
d) 8 reais
e) 7 reais
GABARITO.
QUESTÃO 17
(Liceu Piauiense 2019) Em uma indústria, o custo em reais para a produção de x toneladas de vigas de metal é dado pela fórmula: C = 20 + 60x - 0,75x².
O custo para que sejam produzidas 10 toneladas é:
a) R$ 695,00.
b) R$ 627,50.
c) R$ 545,00.
d) R$ 72,50.
e) R$ 68,00.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Em uma indústria, o custo em reais para a produção de x toneladas de vigas de metal é dado pela fórmula: C = 20 + 60x - 0,75x².
O custo para que sejam produzidas 10 toneladas é:
a) R$ 695,00.
b) R$ 627,50.
c) R$ 545,00.
d) R$ 72,50.
e) R$ 68,00.
GABARITO.
QUESTÃO 18
(Liceu Piauiense 2019) A tabela abaixo mostra os dados de uma pesquisa sobre o número de pessoas desempregadas no Brasil, por sexo, de Janeiro a Abril de 2009.
O gráfico que melhor representa os dados dessa tabela é:
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) A tabela abaixo mostra os dados de uma pesquisa sobre o número de pessoas desempregadas no Brasil, por sexo, de Janeiro a Abril de 2009.
O gráfico que melhor representa os dados dessa tabela é:
GABARITO.
QUESTÃO 19
(Liceu Piauiense 2019) O gato II da figura abaixo é uma ampliação do gato I, ambos desenhados em malha pontilhada. A distância entre dois pontos da malha II é uma vez e meia a distância entre os pontos da malha I.
Se o contorno do gato I mede p cm, qual é a medida, em cm, do contorno do gato II?
a) 6 p
b) 3 p
c) 2 p
d) 1,5 p
e) 2,0 p
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) O gato II da figura abaixo é uma ampliação do gato I, ambos desenhados em malha pontilhada. A distância entre dois pontos da malha II é uma vez e meia a distância entre os pontos da malha I.
Se o contorno do gato I mede p cm, qual é a medida, em cm, do contorno do gato II?
a) 6 p
b) 3 p
c) 2 p
d) 1,5 p
e) 2,0 p
GABARITO.
QUESTÃO 20
(Liceu Piauiense 2019) Em um recente vendaval, um poste de luz quebrou-se à 4m a distância do solo. A parte do poste acima da fratura inclinou-se e sua extremidade superior encostou no solo a uma distância de 3m da base do mesmo.
Logo, a parte que inclinou no solo é:
a) 4m.
b) 5m.
c) 7m.
d) 8m.
e) 9m.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Em um recente vendaval, um poste de luz quebrou-se à 4m a distância do solo. A parte do poste acima da fratura inclinou-se e sua extremidade superior encostou no solo a uma distância de 3m da base do mesmo.
Logo, a parte que inclinou no solo é:
a) 4m.
b) 5m.
c) 7m.
d) 8m.
e) 9m.
GABARITO.
QUESTÃO 21
(Liceu Piauiense 2019) A professora escreveu a seguinte expressão no quadro negro.
Então, o valor de M é:
a) 2.
b) 49.
c) 14.
d) 10.
e) 0.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) A professora escreveu a seguinte expressão no quadro negro.
Então, o valor de M é:
a) 2.
b) 49.
c) 14.
d) 10.
e) 0.
GABARITO.
QUESTÃO 22
(Liceu Piauiense 2019) Um terreno quadrado foi dividido em quatro partes, como mostra o desenho abaixo. Uma parte foi destinada para piscina, uma para a quadra, uma parte quadrada para o canteiro de flores e outra, também quadrada, para o gramado.
Sabe-se que a área da parte destinada ao gramado é de 25 m², e o do canteiro de flores, é de 9 m².
Qual a área da parte destinada à piscina?
a) 8 m²
b) 15 m²
c) 16 m²
d) 32 m²
e) 40 m²
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Um terreno quadrado foi dividido em quatro partes, como mostra o desenho abaixo. Uma parte foi destinada para piscina, uma para a quadra, uma parte quadrada para o canteiro de flores e outra, também quadrada, para o gramado.
Sabe-se que a área da parte destinada ao gramado é de 25 m², e o do canteiro de flores, é de 9 m².
Qual a área da parte destinada à piscina?
a) 8 m²
b) 15 m²
c) 16 m²
d) 32 m²
e) 40 m²
GABARITO.
QUESTÃO 23
(Liceu Piauiense 2019) Josefa quer revestir o piso da cozinha de sua casa. A forma desse cômodo é bastante irregular: veja, abaixo, a planta da cozinha.
Ela precisa saber quanto mede a área total da cozinha para comprar o piso.
Essa área é igual a:
a) 1 m²
b) 4 m²
c) 6 m²
d) 11 m²
e) 15 m²
GABARITO.
QUESTÃO 24
(Liceu Piauiense 2019) O diâmetro das rodas de um caminhão é de 80cm.
O valor do raio da roda do caminhão é:
a) 20 cm.
b) 120 cm.
c) 80 cm.
d) 40 cm.
e) 51 cm.
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Josefa quer revestir o piso da cozinha de sua casa. A forma desse cômodo é bastante irregular: veja, abaixo, a planta da cozinha.
Ela precisa saber quanto mede a área total da cozinha para comprar o piso.
Essa área é igual a:
a) 1 m²
b) 4 m²
c) 6 m²
d) 11 m²
e) 15 m²
GABARITO.
QUESTÃO 24
(Liceu Piauiense 2019) O diâmetro das rodas de um caminhão é de 80cm.
O valor do raio da roda do caminhão é:
a) 20 cm.
b) 120 cm.
c) 80 cm.
d) 40 cm.
e) 51 cm.
GABARITO.
QUESTÃO 25
(Liceu Piauiense 2019) Em uma corrida de táxi, o usuário ou cliente deve pagar R$ 5,00 de “bandeirada” (valor inicial que se paga fixado no taxímetro) e R$ 2,00 por cada quilômetro rodado.
Seja x a distância percorrida por um táxi e y o preço a ser pago pela corrida; responda:
Quanto pagaria um cliente ou usuário de um táxi, se fizesse uma corrida de 3,5 km?
a) 12
b) 13
c) 14
d) 15
e) 16
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Em uma corrida de táxi, o usuário ou cliente deve pagar R$ 5,00 de “bandeirada” (valor inicial que se paga fixado no taxímetro) e R$ 2,00 por cada quilômetro rodado.
Seja x a distância percorrida por um táxi e y o preço a ser pago pela corrida; responda:
Quanto pagaria um cliente ou usuário de um táxi, se fizesse uma corrida de 3,5 km?
a) 12
b) 13
c) 14
d) 15
e) 16
GABARITO.
QUESTÃO 26
(Liceu Piauiense 2019) Uma bala é atirada de um canhão e descreve uma parábola de equação y = – 3x² + 60x onde x é a distância e y é a altura atingida pela bala do canhão.
Qual o valor do alcance do disparo.
a) 17
b) 18
c) 19
d) 20
e) 21
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Uma bala é atirada de um canhão e descreve uma parábola de equação y = – 3x² + 60x onde x é a distância e y é a altura atingida pela bala do canhão.
Qual o valor do alcance do disparo.
a) 17
b) 18
c) 19
d) 20
e) 21
GABARITO.
QUESTÃO 27
(Liceu Piauiense 2019) Léo e Júlio estão jogando batalha naval. Em dado momento, só sobrou um submarino para Léo, na posição descrita na figura abaixo.
Para Júlio ganhar a partida, é preciso que sua jogada seja
a) A7
b) D10
c) F5
d) G2
e) B9
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Léo e Júlio estão jogando batalha naval. Em dado momento, só sobrou um submarino para Léo, na posição descrita na figura abaixo.
Para Júlio ganhar a partida, é preciso que sua jogada seja
a) A7
b) D10
c) F5
d) G2
e) B9
GABARITO.
QUESTÃO 28
(Liceu Piauiense 2019) A Marta está a brincar com um papagaio.
Sabendo que o papagaio se encontra a 7 metros de altura e que a Marta está a 24 metros de distância da sombra do papagaio, indica quanto mede o fio que o segura.
a) O fio mede 23 metros
b) O fio mede 25 metros
c) O fio mede 31 metros
d) O fio mede 35 metros
e) O fio mede 45 metros
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) A Marta está a brincar com um papagaio.
Sabendo que o papagaio se encontra a 7 metros de altura e que a Marta está a 24 metros de distância da sombra do papagaio, indica quanto mede o fio que o segura.
a) O fio mede 23 metros
b) O fio mede 25 metros
c) O fio mede 31 metros
d) O fio mede 35 metros
e) O fio mede 45 metros
GABARITO.
QUESTÃO 29
(Liceu Piauiense 2019) O valor da expressão – √49 + √100 é de
a) 51
b) 149
c) 17
d) 3
e) 1
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) O valor da expressão – √49 + √100 é de
a) 51
b) 149
c) 17
d) 3
e) 1
GABARITO.
QUESTÃO 30
(Liceu Piauiense 2019) Sendo N = (–3)² – 3², então, o valor de N é:
a) 18.
b) 0.
c) – 18.
d) 12.
e) 10
GABARITO.
(Liceu Piauiense 2019) Sendo N = (–3)² – 3², então, o valor de N é:
a) 18.
b) 0.
c) – 18.
d) 12.
e) 10
GABARITO.
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