(PUC-SP 2019) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck

(PUC-SP 2019) Analise atentamente a tira Armandinho, do ilustrador Alexandre Beck.


O novo ramo da árvore, que cresce lateralmente no tronco cortado, surgiu porque:

A) No caule existem pequenos espaços, as lenticelas, entre as células da periderme, os quais permitem a ocorrência de trocas gasosas e é por onde crescem novos ramos.

B) Houve o crescimento de tecidos a partir do periciclo do cilindro vascular, e a estrutura assim originada empurra para fora o córtex e a epiderme.

C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.

D) Houve o crescimento secundário resultante da produção de novos tecidos, por parte do felogênio e do câmbio vascular.

QUESTÃO ANTERIOR:
(PUC-SP 2019) O Brasil é signatário do Acordo de Paris, aprovado por 195 países com o intuito de estabelecer um controle sobre os gases de efeito estufa e, com isso, evitar as consequências negativas de uma possível mudança climática global.

RESOLUÇÃO:
Quando a dominancia apical é quebrada, as gemas laterais saem do estado de dormência produzindo seus próprios hormônios, já que a auxina produzida no ápice é inibidora do desenvolvimento gema lateral.

GABARITO:
C) A gema lateral saiu do estado de dormência até então imposto pela auxina liberada pelas gemas apicais da planta, removidas com o corte da árvore.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (PUC-SP 2019) Os imunologistas James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, foram laureados com o Prêmio Nobel de Medicina de 2018, graças aos seus estudos sobre as proteínas CTLA-4 e PD-1, que bloqueiam a ação de linfócitos T humanos sobre células cancerígenas.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários