(PUC-SP 2019) O número de casos de doenças de Chagas, no Brasil, aumentou significativamente nos últimos anos

(PUC-SP 2019) O número de casos de doenças de Chagas, no Brasil, aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente em estados da região Norte do país.

Pesquisadores acreditam que o aumento no consumo de açaí fresco, nessa região, seja um dos responsáveis por esse crescimento. O armazenamento precário das frutas após a colheita, associado à falta de higiene das mesmas, tem favorecido a contaminação dos consumidores locais.

O armazenamento e higiene inadequados do açaí favorecem o aumento do número de doentes, possivelmente, porque:

A) Os vetores são atraídos pelas frutas armazenadas em condições precárias, defecam sobre elas e, com isso, o protozoário fica aderido à superfície do alimento.

B) O extrativista pode transferir ovos de platelmintos presentes em suas mãos para as frutas, durante a coleta, que se transformam em larvas contaminantes durante o armazenamento.

C) O armazenamento inadequado cria condições para o crescimento de fungos patogênicos, que seriam facilmente removidos na higienização das frutas.

D) Ratos contaminados por bactérias espiroquetas patogênicas têm fácil acesso às frutas armazenadas, e transferem tais bactérias às frutas ao urinarem sobre elas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(PUC-SP 2019) Aquaponia é o nome dado a um sistema de produção que combina aquicultura e hidroponia. Basicamente, consiste em um cultivo orgânico de vegetais, associado à criação de peixes.

RESOLUÇÃO:
A doença de Chagas é transmitida através das fezes do barbeiro contaminado com o protozoário Trypanosoma cruzi.

GABARITO:
A) Os vetores são atraídos pelas frutas armazenadas em condições precárias, defecam sobre elas e, com isso, o protozoário fica aderido à superfície do alimento.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (PUC-SP 2019) O Brasil é signatário do Acordo de Paris, aprovado por 195 países com o intuito de estabelecer um controle sobre os gases de efeito estufa e, com isso, evitar as consequências negativas de uma possível mudança climática global.
(PUC-SP 2019) O número de casos de doenças de Chagas, no Brasil, aumentou significativamente nos últimos anos (PUC-SP 2019) O número de casos de doenças de Chagas, no Brasil, aumentou significativamente nos últimos anos Reviewed by Redação on dezembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.