(PUC-SP 2019) A partir do texto ao lado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores

“Como, ao tempo em que o Império se enfraquecia, a Religião Cristã se afirmava, os Cristãos exprobavam aquela decadência aos pagãos, e estes pediam contas dela à Religião Cristã.

Diziam os Cristãos que Diocleciano perdera o Império associando-se a três colegas, porque cada Imperador queria fazer despesas tão grandes e manter exércitos tão fortes como se ele fosse único. Que, por isso, não sendo proporcional o número dos que davam ao número dos que recebiam, os encargos se tornaram tão grandes que os agricultores abandonaram as terras e elas viraram florestas”
(Montesquieu, Charles de Secondat, Baron de, 1689-1755 – Considerações sobre
as causas da grandeza dos romanos e da sua decadência/Montesquieu; introdução,
tradução e notas de Pedro Vieira Mota. – São Paulo : Saraiva, 1997 – Páginas 304 e 305)

(PUC-SP 2019) A partir do texto ao lado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores:

A) Da entrada dos chamados “povos bárbaros”, que intensificaram trocas comerciais na parte ocidental, levando à desestruturação da vida rural.

B) Da ascensão do cristianismo, religião que negava a divindade do Imperador, e dos altos custos militares, levando à inevitável oneração dos tributos sobre os agricultores.

C) Da expansão territorial constante, o que levou à substituição de camponeses livres por escravos, causando forte êxodo rural.

D) Das trocas culturais com outros povos, o que levou a críticas internas ao poder central, já que permitiu a penetração de ideais republicanos trazidos pelos “povos bárbaros”.

QUESTÃO ANTERIOR:
- Biologia
(PUC-SP 2019) Dentre as opções de cariótipo a seguir, assinale aquela que contribui para o diagnóstico preciso, mencionado no texto

RESOLUÇÃO:
A alternativa b elenca duas causas para a decadência do Império Romano: a ascensão do cristianismo e as grandes despesas militares, que elevaram a tributação sobre a população, notadamente os agricultores.

A primeira, ao negar a divindade do imperador e rejeitar o culto imperial, teria contribuído para o enfraquecimento político do Império; já a segunda seria responsável pela decadência da economia romana. Todavia, a primeira poderia ser igualmente considerada como consequência da crise de Roma, e não causa, desde que se considerasse a ascensão do Cristianismo como resultado da perda de confiança dos romanos em seus deuses tradicionais.

GABARITO:
B) Da ascensão do cristianismo, religião que negava a divindade do Imperador, e dos altos custos militares, levando à inevitável oneração dos tributos sobre os agricultores.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (PUC-SP 2019) Podemos inferir, com base nas afirmações acima, que as cidades medievais.
(PUC-SP 2019) A partir do texto ao lado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores (PUC-SP 2019) A partir do texto ao lado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores Reviewed by Redação on dezembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.