UECE 2019: Leia atentamente o seguinte texto

UECE 2019: Leia atentamente o seguinte texto:

“O Brasil não tem nada a comemorar nesta quarta-feira (17/10), quando se celebra o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza.

Envolto em uma crise econômica tida por especialistas como a mais grave da história, o país vê o agravamento das condições de vida dos mais carentes, apenas 5 anos após deixar o Mapa da Fome. Segundo analistas ouvidas pela Sputnik Brasil, (...) o desmonte de políticas públicas associado à crise já se faz sentir em levantamentos nacionais.

Um levantamento recente produzido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e pela ONG ActionAid Brasil – baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – mostrou que a fome hoje já atinge 11,7 milhões de pessoas no Brasil, o que corresponde a 5,6% dos brasileiros”.
Fonte: UOL/Opera Mundi/Sputnik. 17 de outubro de 2018.
“Disponível em https://operamundi.uol.com.br/sociedade/53676/perto-davolta-ao-mapa-da-fome-brasil-vive-vergonha-com-52-milhoes-na-pobreza-dizem-analistas.

Considerando o excerto acima, é correto dizer que

A) os fatos relatados confirmam a ineficiência dos programas de combate à pobreza no Brasil, tais como o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, os programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF –, a aposentadoria rural e o acesso às cisternas, sementes e creches, que nunca resultaram em efeitos reais de erradicação da pobreza.

B) a piora mostrada nos índices é explicada pelas mudanças ocorridas no Brasil, principalmente a partir de 2016, com a crise política, o aumento do desemprego e os cortes nos investimentos de políticas públicas de assistência social.

C) as informações apontam que, apesar de ter ficado mais pobre, desde 2016 a população brasileira tem visto ampliados os programas de apoio governamental às necessidades sociais.

D) em função das políticas econômicas neoliberais assumidas pelo Brasil, a tendência no país é um retorno aos investimentos em políticas públicas focadas às populações mais vulneráveis e a consequente saída da população brasileira do Mapa da Fome no mundo.

QUESTÃO ANTERIOR:
UECE 2019: As reações químicas do intemperismo são, em sua grande maioria, controladas pela água. O resultado dessas reações forma os minerais que estão presentes no regolito e podem ocorrer por

GABARITO:
B) a piora mostrada nos índices é explicada pelas mudanças ocorridas no Brasil, principalmente a partir de 2016, com a crise política, o aumento do desemprego e os cortes nos investimentos de políticas públicas de assistência social.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UECE 2019: A nova geografia econômica que interpreta a geração e a distribuição de riquezas no mundo contemporâneo enxerga um circuito de relações cada vez mais dinâmico na evolução do conjunto produção/consumo/território. No que diz respeito a essa discussão, é verdadeiro afirmar que
UECE 2019: Leia atentamente o seguinte texto UECE 2019: Leia atentamente o seguinte texto Reviewed by Redação on dezembro 08, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.