(Enade 2018) Em geral, o leitor que se interessa por jornalismo econômico já está informado sobre os temas que compõem a vida cotidiana

(Enade 2018) Em geral, o leitor que se interessa por jornalismo econômico já está informado sobre os temas que compõem a vida cotidiana, ou seja, já se satisfez com as notícias sobre esportes, política, variedades e muitas outras. É bastante provável que recorra à imprensa especializada para atender a necessidades bastante peculiares de informação e comunicação.
BASILE, S. Elementos do jornalismo econômico: a sociedade
bem informada é uma sociedade melhor. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2011 (adaptado).

A partir das informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O jornalismo econômico faz uso do chamado jornalismo declaratório e reproduz, sem modificações e integralmente, a fala dos especialistas, para conferir credibilidade à reportagem.

II. É papel do jornalismo econômico contextualizar os temas econômicos, evidenciando suas inter-relações com outras instâncias da vida e situar o assunto no cotidiano do público.

III. Preservar a precisão dos dados colhidos e simplificar a informação especializada para o leitor comum, evitando o emprego da linguagem hermética, é uma das funções do jornalismo econômico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998.

GABARITO:
D) II e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) No telejornalismo, o editor de texto é o responsável pela montagem e finalização das matérias que irão compor o telejornal do dia.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários