(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África

Seleção multicultural países de origem dos pais dos jogadores da França

(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998. Apenas o goleiro Lloris, o lateral Pavard, o atacante Giroud e o meia Thauvin não se encaixam nessa descrição. Tal composição suscitou inúmeros debates acerca da presença de imigrantes na sociedade francesa e do multiculturalismo na Europa. À perspectiva multicultural se contrapõem a xenofobia, o racismo, a islamofobia, entre outras formas de segregação humana, sobretudo de imigrantes e seus descendentes.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/07/multiculturais
-franca-e-belgica-buscam-unidade-nacional-na-copa.shtml>.
Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) A admiração dos torcedores pelos jogadores da seleção francesa evidencia a redução do preconceito de cidadãos franceses contra descendentes de imigrantes.

B) O aumento do número de jogadores filhos de imigrantes e a ampliação da diversidade de nacionalidades ameaçam a perpetuação dos valores e da tradição do povo francês.

C) A inclusão de jogadores de origem árabe e africana na seleção francesa teve o efeito imediato de minimizar visões e interpretações equivocadas dos efeitos da imigração, como desemprego e pobreza.

D) A presença de jogadores franceses de origem africana sinaliza a efetiva integração dos imigrantes e de seus descendentes à sociedade francesa, após longo processo de incentivo à inclusão social de estrangeiros no país.

E) A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Considerando as informações do infográfico, avalie as afirmações a seguir.

GABARITO:
E) A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Administração
- (Enade 2018) Considerando esse texto e sabendo que Brasil, África do Sul, Turquia, Chile, Polônia e Jamaica pertencem ao mesmo grupo, é correto afirmar que esses países são orientados

- Administração Pública
(Enade 2018) Visando aplicar, no âmbito municipal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal n◦ 12.305 de 2010, a equipe de administradores públicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) de um município brasileiro decidiu fomentar a organização de cooperativas de reciclagem.

- Ciências Contábeis
(Enade 2018) Os conceitos de capital, previstos no CPC 00 Estrutura Conceitual, dão origem aos conceitos de manutenção de capital financeiro e manutenção de capital físico.

- Ciências Econômicas
(Enade 2018) Se a saída de dólares for superior ao ingresso de recursos no País por vários meses seguidos, a retirada consecutiva de divisas afetará o preço do dólar.

- Jornalismo
(Enade 2018) Em geral, o leitor que se interessa por jornalismo econômico já está informado sobre os temas que compõem a vida cotidiana, ou seja, já se satisfez com as notícias sobre esportes, política, variedades e muitas outras.

- Publicidade e Propaganda
(Enade 2018) Agente disseminador de conteúdos em larga escala, o publicitário é, portanto, uma figura pública.

- Design
(Enade 2018) Considerando a ilustração apresentada, as técnicas construtivas e o processo de trabalho do casal Eames, avalie as afirmações a seguir.

- Psicologia
(Enade 2018) A seguir são apresentados dois resumos de pesquisas na área da Psicologia.

- Direito
(Enade 2018) Quando a si própria se designa como 'pura' teoria do Direito, isto significa que ela se propõe a garantir um conhecimento apenas dirigido ao Direito e excluir desse conhecimento tudo quanto não pertença ao seu objeto, tudo quanto não se possa, rigorosamente, determinar como Direito.

- Relações Internacionais
- (Enade 2018) A Venezuela não sofreu uma guerra nem uma catástrofe natural, mas, em 2017, ocupou o quarto lugar na lista de países de onde sai a maior quantidade de novos pedidos de refúgio no mundo – e o primeiro, se considerada apenas a América Latina, conforme evidencia a tabela a seguir.

- Secretariado Executivo
- (Enade 2018) Na contemporaneidade as pessoas e as organizações são cada vez mais plurais. 

- Serviço Social
- (Enade 2018) Assistentes sociais, no exercício profissional, devem desenvolver uma atitude investigativa: o fato de não pesquisarem em tempo integral não os exime de acompanhar os avanços dos conhecimentos pertinentes ao seu espaço de trabalho nem de procurar conhecer concretamente a realidade da sua área particular de trabalho. Este é o principal modo para qualificar o seu exercício profissional.

- Tecnologia em Comércio Exterior
- (Enade 2018) Basicamente, são dois os critérios adotados por um embarcador na escolha do modal de transporte: preço/custo e desempenho.

- Tecnologia em Design de Interiores
(Enade 2018) De acordo com a Lei federal n° 13.369/2016, o designer de interiores é o profissional que planeja e projeta espaços internos, visando ao conforto, à estética, à saúde e à segurança dos usuários, respeitadas as atribuições privativas de outras profissões regulamentadas em lei.

-
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África (Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África Reviewed by Redação on dezembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.