(FAMERP 2019) Duas esferas metálicas de dimensões diferentes, situadas no ar

(FAMERP 2019) Duas esferas metálicas de dimensões diferentes, situadas no ar, são eletrizadas e colocadas sobre suportes isolantes com seus centros distando 6,0 metros entre si.

As esferas são unidas com um fio condutor até que atinjam o equilíbrio eletrostático, situação em que a esfera A fica eletrizada com carga positiva de valor 8,0 × 10ˉ⁸ C e a esfera B com carga também positiva de valor 5,0 × 10ˉ⁸ C.


a) Considerando que, para atingir o equilíbrio, 2,0 × 10¹¹ elétrons foram transferidos entre as esferas, que a carga de cada elétron é, em módulo, 1,6 × 10ˉ¹⁹ C e que o processo durou 4,0 × 10ˉ⁶ segundos, calcule a intensidade média da corrente elétrica, em ampères, que percorreu o condutor nesse intervalo de tempo.

b) Considerando a constante eletrostática do ar igual a 9,0 × 10⁹ (N · m²)/C², calcule a intensidade do campo elétrico, em N/C, resultante da ação das cargas elétricas das duas esferas no ponto M.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) A figura mostra uma lâmpada retilínea, de comprimento 90 cm, fixa horizontalmente no teto de uma sala, 200 cm acima da superfície plana e horizontal de uma mesa.

RESOLUÇÃO:

a)


b)

Sabemos que


Analisando a orientação dos campos elétricos, temos:


GABARITO:
a) i = 8,0 . 10ˉ³A
b) ER = 30,0N/C

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões de Vestibular.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários