(FAMERP 2019) A figura mostra uma lâmpada retilínea, de comprimento 90 cm

(FAMERP 2019) A figura mostra uma lâmpada retilínea, de comprimento 90 cm, fixa horizontalmente no teto de uma sala, 200 cm acima da superfície plana e horizontal de uma mesa.

Um disco circular opaco foi colocado horizontalmente entre a lâmpada e a mesa, a 180 cm da lâmpada, sendo esta a maior distância para que ele não projete sombra sobre a mesa. A reta r, mostrada na figura, é vertical e passa pelo ponto médio da lâmpada e pelo centro do disco.


a) Calcule o diâmetro do disco, em centímetros.

b) Considere que o disco seja substituído por uma lente delgada, esférica e convergente, cujo eixo principal coincida com a reta r. Sabendo que essa lente foi colocada em uma posição em que projeta, sobre a superfície da mesa, uma imagem nítida da lâmpada quatro vezes menor que ela, calcule a distância focal da lente, em centímetros.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é submetido a duas transformações isotérmicas, AB e CD, e a duas transformações isovolumétricas, BC e DA, como mostra a figura.

RESOLUÇÃO:
a) Usando a figura dada e semelhança de triângulos, temos:


b) A lente divergente não está exatamente onde se encontrava o disco. A sua posição deverá ser ajustada para que a imagem da lâmpada fique quatro vezes menor que ela.

Com a lente divergente, temos:


Equação de Gauss:


GABARITO:
a) 9,0 cm
b) 32 cm

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Duas esferas metálicas de dimensões diferentes, situadas no ar, são eletrizadas e colocadas sobre suportes isolantes com seus centros distando 6,0 metros entre si.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários