(FAMERP 2019) A figura ilustra algumas etapas do mecanismo de inflamação em tecidos lesionados

(FAMERP 2019) A figura ilustra algumas etapas do mecanismo de inflamação em tecidos lesionados.


a) Que tipo de endocitose as células da última etapa estão realizando? Cite um leucócito especializado nesse tipo de defesa.

b) No início do processo inflamatório, algumas células liberam histamina, que provoca vasodilatação e hipertermia no local lesionado. Explique por que cada um desses fenômenos é vantajoso para o corpo humano.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) O esquema representa um tipo de ciclo reprodutivo que pode ocorrer em alguns grupos de seres vivos.

RESOLUÇÃO:
a) As células da última etapa realizam fagocitose. Esse processo é realizado pelos macrófagos e neutrófilos.

b) A vasodilatação provocada pela histamina aumenta a permeabilidade dos vasos favorecendo a diapedese, processo pelo qual leucócitos podem atingir o tecido adjacente. A hipertemia local, ou seja, o aumento da temperatura, permite a ativação de vias de respostas celulares, para o combate de micro-organismos, mais eficazes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é utilizado como fermento para bolos em que, através do aquecimento, sofre decomposição produzindo carbonato de sódio (Na2CO3), água e gás carbônico (CO2), e promove o crescimento da massa. O bicarbonato de sódio também é utilizado na remoção de agrotóxicos em alimentos.
(FAMERP 2019) A figura ilustra algumas etapas do mecanismo de inflamação em tecidos lesionados (FAMERP 2019) A figura ilustra algumas etapas do mecanismo de inflamação em tecidos lesionados Reviewed by Redação on janeiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.