(FAMERP 2019) A imagem mostra dois platelmintos adultos (um macho e uma fêmea)

(FAMERP 2019) A imagem mostra dois platelmintos adultos (um macho e uma fêmea), parasitas que causam uma doença muito negligenciada em diversos países.

José Arnaldo Favaretto. 360º biologia, 2015

a) Qual hospedeiro desse parasita gera as formas que infectam o ser humano? Como ocorre a contaminação do ser humano por esse parasita?

b) A oxamniquina e o praziquantel são as principais drogas prescritas no combate a esses parasitas. Pesquisadores temem que essas drogas percam a eficácia com o tempo. Tomando por base a teoria neodarwinista, explique a perda da eficácia das drogas sobre o parasita.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Quando os médicos querem testar o reflexo patelar de uma pessoa, dão uma leve batida com um martelinho de borracha no joelho dela. Em uma pessoa saudável, espera-se um movimento rápido da perna como resposta.

RESOLUÇÃO:
a) O hospedeiro é o caramujo (Biomphalaria sp). A contaminação se dá pela penetração de larvas cercárias pela pele em lagos contaminados.

b) A perda de eficácia de algumas drogas pode ocorrer devido a seleção natural que tais medicamentos podem ocasionar. O uso dos medicamentos selecionaria os indivíduos que já apresentam determinadas variações genéticas que lhes conferem resistência às drogas. Os indivíduos resistentes, ao serem selecionados, teriam maior capacidade reprodutiva, culminando em populações resistentes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) A cor da pelagem em camundongos é determinada por dois genes. A pelagem preta é determinada pelo alelo M e a pelagem marrom é determinada pelo alelo m. O alelo B permite o depósito de pigmento marrom ou preto e o alelo b não permite a deposição de pigmentos, determinando a pelagem branca. Os genes envolvidos estão em diferentes pares de cromossomos homólogos.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários