(FAMERP 2019) John Needham ferveu uma quantidade de caldo de carne de carneiro

(FAMERP 2019) John Needham ferveu uma quantidade de caldo de carne de carneiro, encerrou-o em um frasco de vidro e selou a boca do frasco com uma rolha de cortiça e mástique, uma argamassa resinosa. Como precaução adicional, ele aqueceu o frasco em cinzas quentes para matar qualquer coisa viva que pudesse ter permanecido nele após a fervura e a vedação. Ao abrir o frasco depois de alguns dias, Needham examinou o caldo e viu que ele pululava de vida e animais microscópicos das mais variadas dimensões.
(Hal Hellman. Grandes debates da ciência, 1999. Adaptado.)

a) Qual teoria sobre a origem da vida o experimento de Needham reforçou? O que essa teoria defende?

b) Louis Pasteur, contrariando a teoria defendida por Needham, colocou caldo de carne em um balão de vidro com um longo gargalo, que em seguida foi curvado em forma de “S”. Esse caldo foi fervido e permaneceu estéril por muito tempo, mesmo com o vidro aberto. Por que não surgiram micro-organismos nesse caldo, mesmo com o frasco aberto? Por que foi importante manter o frasco aberto?

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) O gráfico ilustra as curvas de sobrevivência de uma população de humanos, que vive em um país desenvolvido, uma população de gaivotas e uma população de anfíbios.

RESOLUÇÃO:
a) O experimento de Needham defende a teoria da geração espontânea da vida (abiogênese). Essa teoria defende que a matéria inanimada, sob a ação de um princípio ativo, pode originar a vida formada pela matéria animada.

b) Nos frascos de Pasteur não surgiram micro-organismo, porque o caldo foi esterilizado aos poucos, sem fervura, e os micróbios ficaram retidos na curva do bico em forma de “pescoço de cisne”. Durante o experimento, os frascos ficaram abertos para contornar o argumento dos defensores da abiogênese que, se estivesse fechados, o “princípio ativo” não poderia entrar em contato com o caldo de carne.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) O esquema representa um tipo de ciclo reprodutivo que pode ocorrer em alguns grupos de seres vivos.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários