(FAMERP 2019) O gráfico ilustra as curvas de sobrevivência de uma população de humanos

(FAMERP 2019) O gráfico ilustra as curvas de sobrevivência de uma população de humanos, que vive em um país desenvolvido, uma população de gaivotas e uma população de anfíbios.

logaritmo do número de sobreviventes

a) Qual das curvas de sobrevivência representa a população de humanos que vive em país desenvolvido? Cite uma das descobertas na área farmacológica que favoreceu a sobrevivência dos seres humanos contra a ação de bactérias.

b) Se duas populações com o mesmo nicho ecológico forem transferidas para o mesmo hábitat, cujos recursos sejam escassos, a convivência entre elas poderá trazer algumas consequências. O que ocorrerá inicialmente entre essas duas populações? Cite outra consequência dessa convivência.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) A cor da pelagem em camundongos é determinada por dois genes. A pelagem preta é determinada pelo alelo M e a pelagem marrom é determinada pelo alelo m.

RESOLUÇÃO:
a) Curva 3 que representa a sobrevivência dos mamíferos, de um modo geral. Descoberta dos antibióticos que resultou numa diminuição da resistência ambiental e consequentemente maior longevidade.

b) As duas populações exploram o mesmo nicho ecológico, passando a ocorrer uma competição interespecífica. As duas populações crescem, inicialmente, explorando os recursos do meio ambiente. A espécie mais apta sobrevive, eliminando a outra. Como os recursos são escassos ambas podem ser eliminadas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) John Needham ferveu uma quantidade de caldo de carne de carneiro, encerrou-o em um frasco de vidro e selou a boca do frasco com uma rolha de cortiça e mástique, uma argamassa resinosa.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários