(FAMERP 2019) Um núcleo de neodímio, inicialmente em repouso, emite uma partícula alfa com velocidade

(FAMERP 2019) Um núcleo de neodímio, inicialmente em repouso, emite uma partícula alfa com velocidade va = 7,0 × 10⁶ m/s e se transforma em um núcleo de cério.


a) Sabendo que a massa do núcleo de cério é 35 vezes maior que a massa da partícula alfa, calcule o módulo da velocidade, em m/s, do núcleo de cério após a emissão da partícula alfa. Represente a direção e o sentido dessa velocidade, em relação à, por meio de um vetor.

b) Considerando que a massa de um próton e a massa de um nêutron tenham, cada uma delas, valor igual a 1,7 × 10ˉ²⁷ kg e sabendo que a partícula alfa é formada por dois prótons e dois nêutrons, calcule a intensidade do impulso, em N·s, recebido pela partícula alfa durante sua emissão pelo núcleo de neodímio.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Em uma competição automobilística, determinado piloto realiza 20 voltas na pista em 30 minutos.

RESOLUÇÃO:



GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Um paralelepípedo reto-retângulo é apoiado sobre uma superfície plana, horizontal e lisa, primeiramente sobre a face de lados 10 cm e 15 cm, como mostra a figura 1. Nessa situação, a pressão que o paralelepípedo exerce sobre a superfície é 16000 Pa.
(FAMERP 2019) Um núcleo de neodímio, inicialmente em repouso, emite uma partícula alfa com velocidade (FAMERP 2019) Um núcleo de neodímio, inicialmente em repouso, emite uma partícula alfa com velocidade Reviewed by Redação on janeiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.