(FAMERP 2019) Um paralelepípedo reto-retângulo é apoiado sobre uma superfície plana

(FAMERP 2019) Um paralelepípedo reto-retângulo é apoiado sobre uma superfície plana, horizontal e lisa, primeiramente sobre a face de lados 10 cm e 15 cm, como mostra a figura 1. Nessa situação, a pressão que o paralelepípedo exerce sobre a superfície é 16000 Pa.


Posteriormente, o paralelepípedo é apoiado na mesma superfície, mas sobre a face de lados 15 cm e 20 cm, como mostra a figura 2.


a) Calcule a pressão, em pascals, que o paralelepípedo exerce sobre a superfície na situação da figura 2.

b) Ao ser colocado em um recipiente contendo água, cuja massa específica é 1,0 × 10³ kg/m³, esse paralelepípedo imerge até se apoiar no fundo do recipiente, que é plano e horizontal. Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s², calcule a força, em newtons, aplicada pelo fundo do recipiente no paralelepípedo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Um núcleo de neodímio, inicialmente em repouso, emite uma partícula alfa com velocidade va = 7,0 × 10⁶ m/s e se transforma em um núcleo de cério

RESOLUÇÃO:
a)


b)
1) Cálculo do peso do paralelepípedo:


2) Cálculo da intensidade do empuxo:


3) Equilíbrio do paralelepípedo:


GABARITO:
a) p2 = 8000Pa
b) FN = 210N

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Um motor funciona obedecendo ao ciclo de Stirling, no qual um gás ideal é submetido a duas transformações isotérmicas, AB e CD, e a duas transformações isovolumétricas, BC e DA, como mostra a figura.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários