(Fatec) Dentre as características gerais do período colonial brasileiro, destaca-se

(Fatec) Dentre as características gerais do período colonial brasileiro, destaca-se:

A) uma sociedade escravocrata que, apesar de estar estruturada sobre o Pacto Colonial, possuía livre comércio com os holandeses e ingleses devido à necessidade da venda do açúcar aqui produzido.

B) a utilização da mão de obra indígena no Brasil, até o governo de D. João VI, e a sua substituição, no período joanino, pela mão-de-obra do escravo negro.

C) o trabalho dos missionários jesuítas, que conseguiram proteger e conservar a cultura original de nossos primeiros habitantes - chamados de índios.

D) o surgimento de pequenas e médias propriedades, possibilitado pelos donatários das capitanias, para ocupar nosso extenso litoral.

E) a montagem da produção açucareira, que ocorreu de acordo com o sistema de plantation, originando uma sociedade patriarcal e escravista.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UFRN) A implantação do sistema colonial transformou as relações amistosas existentes entre indígenas e portugueses no início da ocupação do Brasil.

GABARITO:
E) a montagem da produção açucareira, que ocorreu de acordo com o sistema de plantation, originando uma sociedade patriarcal e escravista.

PRÓXIMA QUESTÃO:
(ENEM) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários