FUVEST 2019: Em uma variedade de petúnia, as flores podem ser brancas, róseas ou roxas

FUVEST 2019: Em uma variedade de petúnia, as flores podem ser brancas, róseas ou roxas. Suponha que essas cores de flores resultem de pigmentos cuja síntese é determinada por genes com segregação independente que participam de uma mesma via metabólica, conforme esquematizado abaixo:


Apenas a presença de alelos dominantes em cada um dos dois loci determina enzimas ativas capazes de mediar as respectivas etapas de produção dos pigmentos.

a) Quais são os possíveis genótipos de uma planta que apresenta flores róseas?

b) Quais são as proporções genotípica e fenotípica esperadas entre os descendentes do cruzamento de plantas com genótipos AaBb × aabb?

c) Qual é a proporção fenotípica esperada no cruzamento de indivíduos heterozigóticos para os dois loci?

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Há buracos do fundo do mar, conhecidos como pockmarks, que são formados pela expulsão de gás, principalmente o metano (CH4).

RESOLUÇÃO:
fenótipos – genótipos
branca – aabb, aaB_
rósea – A_bb
roxa – A_B_

a) As flores róseas apresentam genótipos AAbb ou Aabb.

b) Pais: AaBb x aabb Filhos: 25% AaBb (roxa); 25% Aabb (rósea); 25% aaBb (branca) e 25% aabb (branca). proporção genotípica: 1 : 1 : 1 : 1 proporção fenotípica: 1 roxa : 1 rósea : 2 brancas.

c) Pais: AaBb x AaBb proporção fenotípica: 9/16 A_B_ (roxas) : 3/16 A_bb (róseas) : 4/16 (aaB_ e aabb) (brancas)

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Geografia
- FUVEST 2019: Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, no extremo norte da Tailândia.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários