FUVEST 2019: Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang

FUVEST 2019: Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, no extremo norte da Tailândia. Por mais de duas semanas, a operação de resgate contou com equipes e assistência técnica de vários países, sensibilizando a população mundial.

No esquema a seguir, pode-se observar a localização e o perfil da caverna e, no gráfico, a pluviosidade média mensal na Tailândia.



Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, responda:

a) Qual a rocha mais comum na formação de cavernas?

b) Indique e explique um processo que ocorre para a formação de cavernas.

c) O clima da Tailândia é controlado pelas monções. Explique a relação entre esse tipo de clima e a dinâmica hídrica relacionada ao evento citado.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Em uma variedade de petúnia, as flores podem ser brancas, róseas ou roxas. Suponha que essas cores de flores resultem de pigmentos cuja síntese é determinada por genes com segregação independente que participam de uma mesma via metabólica, conforme esquematizado abaixo

RESOLUÇÃO:
a) As rochas mais comuns na formação de cavernas são as calcárias, rochas sedimentares formadas basicamente por carbonato de cálcio.

b) A formação de cavernas está associada aos processos erosivos causados pela ação do fluxo hídrico subterrâneo e pela dissolução do carbonato de cálcio. Tais rochas são friáveis e apresentam menor resistência mecânica ao grande volume de água em circulação no sistema.

c) A Tailândia é um país do Sudeste da Ásia onde prevalece o chamado clima tropical de monções, caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos secos. O evento ocorrido coincidiu com o período chuvoso, em que os elevados totais de precipitação pluviométrica da região podem provocar inundações com o extravasamento do nível das águas da bacia e o consequente isolamento de galerias subterrâneas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: Observe a tabela

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários