FUVEST 2019: A figura abaixo apresenta esquemas dos sistemas nervosos de diferentes animais

FUVEST 2019: A figura abaixo apresenta esquemas dos sistemas nervosos de diferentes animais.


a) Qual é o padrão de simetria da hidra?

b) Considere que a hidra passa a maior parte do tempo fixa ao seu substrato em lagoas rasas e margens de rios mansos. Descreva como um estímulo ambiental captado em um ponto do corpo é transmitido para todo o corpo da hidra.

c) Em qual região do eixo corporal do grilo, da planária e da salamandra há a maior concentração de órgãos dos sentidos? Qual é a relação dessa concentração com o fato de locomoverem-se ativamente no ambiente?

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Um trecho da sequência normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm...

RESOLUÇÃO:
a) A hidra é um animal do filo dos celenterados ou cnidários. Estes animais possuem simetria radial.

b) As células sensoriais captam os estímulos, cujos impulsos nervosos resultantes, são conduzidos para todo o corpo do animal, através dos neurônios de sistema nervoso difuso, ou seja, em rede.

c) Há maior concentração de estruturas sensoriais na região cefálica desses animais, facilitando uma melhor exploração do meio ambiente, devido à captação e a integração desses estímulos, permitindo uma locomoção ativa nos locais mais favoráveis.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: Há buracos do fundo do mar, conhecidos como pockmarks, que são formados pela expulsão de gás, principalmente o metano (CH4). A maior parte desse metano é utilizada por bactérias e outros organismos no próprio oceano, antes de chegar à atmosfera.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários