FUVEST 2019: Um trecho da sequência normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm

FUVEST 2019: Um trecho da sequência normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm... UGG-AGUCCA-UCA-CUU-AAU-GCA... Uma mutação, por perda de uma base, provocou o aparecimento de uma enzima inativa que apresentava, nesse trecho, a sequência de aminoácidos triptofano – serina – histidina – histidina – leucina – metionina.


Usando as informações da tabela de códons,

a) justifique a afirmação: “O código genético é degenerado”;

b) determine a sequência de aminoácidos desse trecho da enzima ativa e a sequência de bases do RNAm responsável pela enzima inativa;

c) escreva o trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa e assinale, nessa molécula, o local em que ocorreu a mutação e qual a base perdida.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol.

RESOLUÇÃO:
a) O código genético é degenerado, porque um aminoácido pode ser especificado por diferentes sequências de nucleotídeos.

b) A sequência: de aminoácidos do trecho da enzima ativa é: triptofano – serina – prolina – serina – leucina – asparagina – alanina. O RNA mensageiro traduzido como a enzima inativa apresenta a sequência: UGG AGU CAU CAC UUA AUG.

c) O segmento do DNA que codifica a enzima ativa é ACC TCA GGT AGT GAA TTA CGT. A mutação por perda de base ocorreu na sétima base (3º códon), ocorrendo a deleção da primeiro nucleotídeo (citosina).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: A figura abaixo apresenta esquemas dos sistemas nervosos de diferentes animais.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários