FUVEST 2019: Observe a tabela

FUVEST 2019: Observe a tabela:


a) Descreva a situação atual e a tendência futura da área plantada de grãos no Brasil.

b) Há uma correlação entre a atual configuração da produção agrícola e a estrutura fundiária brasileira? Justifique sua resposta.

c) Considerando os dados da tabela e os vetores de expansão do cultivo de soja no território brasileiro na última década, aponte duas possíveis consequências deste processo, sendo uma ambiental e outra social.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, no extremo norte da Tailândia.

RESOLUÇÃO:
a) A tendência depreendida da observação da tabela mostra o crescimento da área de plantio de grãos voltados para o grande mercado (como a soja e o milho), muitas vezes mundial, e a redução das áreas das lavouras voltadas para o abastecimento popular (arroz e feijão).

b) Sim, pois a grande lavoura comercial (com cultivos como soja e milho) se caracteriza por uma estrutura fundiária de grande dimensão (latifúndios) confirmando uma característica histórica da agricultura do País.

c) Em função da grande expansão territorial que a soja apresenta, ela pode trazer várias consequências ambientais, como a destruição da cobertura vegetal (principalmente nas frentes agrícolas que se instalam no cerrado do Brasil central e nas bordas sul e leste da Mata Amazônica – o chamado “Arco de Desmatamento”), alterações no solo, excessivo consumo de água (dos lençóis subterrâneos e das águas superficiais), prováveis alterações climáticas e o comprometimento da biodiversidade.

Quanto aos aspectos sociais, podem-se destacar a concentração de terras e de recursos, decorrente dos extensos latifúndios que caracterizam essas culturas, a redução na oferta de empregos, em função da mecanização dessas lavouras (e consequente êxodo rural), enfim, o empobrecimento das populações rurais que não participam do processo produtivo dessas lavouras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: Observe as anamorfoses

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários