FUVEST 2019: Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4)

FUVEST 2019: Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol.


a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios?

b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique.

c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Os esquemas mostram cortes longitudinais de flores de duas espécies diferentes (A e B).

RESOLUÇÃO:
a) A análise dos gráficos deixa claro que L4 possui menor média de temperatura, pluviosidade e duração do dia. Logo, é esperado que nesse local os animais possuam uma maior variedade de adaptações ao clima frio.

b) A P.P.B. (Produtividade Primária Bruta) será maior quanto mais elevada for a temperatura e a duração do dia. Logo, da análise do gráfico, em L2 a P.P.B. será maior em relação a L3.

c) A biodiversidade é diretamente proporcional à temperatura e pluviosidade do meio. Como em L3 a média da temperatura e pluviosidade é maior em relação à L4, a biodiversidade será maior no primeiro ambiente. Quanto maior a biodiversidade, maior o número de teias e, consequentemente, de cadeias alimentares. Portanto, em L3 as cadeias serão mais complexas em relação à L4.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: Um trecho da sequência normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm... UGG-AGUCCA-UCA-CUU-AAU-GCA...

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários