(Fuvest) Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava

(Fuvest) Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

A) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

B) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

C) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.

D) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

E) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

QUESTÃO ANTERIOR:
O ponto de inflexão dessa "antropologia, filha do imperialismo ocidental", na feliz expressão da antropóloga Kathleen Gough, foi marcado nos anos 1950 por George Balandier (...)

GABARITO:
A) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Fuvest) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários