(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África..."

(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África como  continente escuro, abrigando tribos primitivas, imóveis no tempo e no espaço, com suas culturas  arcaicas e estáticas. Segundo essa imagem, não haveria comunicação e troca de idéias entre várias  etnias africanas, e muito menos entre elas e o restante do mundo.”
(NASCIMENTO, Eliza Larkin. As civilizações Africanas no Mundo Antigo. In: Thoth: Escriba dos Deuses. Brasília, Gabinete do  Sen. Abdias do Nascimento, 1997, p.229.)

Com base no texto acima, assinale, de cima para baixo, F para  afirmativas falsas e  V para  verdadeiras. Sobre a História da África, é correto afirmar-se que

(   ) o continente africano possui os primeiros registros de fósseis antropoides nas proximidades do  Lago Vitória e é considerado o berço da humanidade.

(   ) a África não  atraía o interesse das nações europeias até meados do século XIX, pela falta de  riquezas naturais, ouro e pedras preciosas.

(    ) a escravidão negro-africana, explorada por Portugal, era uma forma distorcida e agravada da  escravidão já existente em boa parte do continente.

(    ) a maioria dos Estados africanos, como os conhecemos hoje, foi formada a partir do processo de  descolonização pós-1945.

A ordem correta para responder a esta questão é

A) V – F – V – F.

B) V – F – V – V.

C) F – V – F – F.

D) F – V – V – V.

QUESTÃO ANTERIOR:
"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo"

GABARITO:
B) V – F – V – V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- O ponto de inflexão dessa "antropologia, filha do imperialismo ocidental", na feliz expressão da antropóloga Kathleen Gough, foi marcado nos anos 1950 por George Balandier (...)
(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África..." (Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África..." Reviewed by Redação on janeiro 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.