(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África..."

(Ifsul) “Predomina na consciência coletiva ocidental-eurocentrista um estereótipo da África como  continente escuro, abrigando tribos primitivas, imóveis no tempo e no espaço, com suas culturas  arcaicas e estáticas. Segundo essa imagem, não haveria comunicação e troca de idéias entre várias  etnias africanas, e muito menos entre elas e o restante do mundo.”
(NASCIMENTO, Eliza Larkin. As civilizações Africanas no Mundo Antigo. In: Thoth: Escriba dos Deuses. Brasília, Gabinete do  Sen. Abdias do Nascimento, 1997, p.229.)

Com base no texto acima, assinale, de cima para baixo, F para  afirmativas falsas e  V para  verdadeiras. Sobre a História da África, é correto afirmar-se que

(   ) o continente africano possui os primeiros registros de fósseis antropoides nas proximidades do  Lago Vitória e é considerado o berço da humanidade.

(   ) a África não  atraía o interesse das nações europeias até meados do século XIX, pela falta de  riquezas naturais, ouro e pedras preciosas.

(    ) a escravidão negro-africana, explorada por Portugal, era uma forma distorcida e agravada da  escravidão já existente em boa parte do continente.

(    ) a maioria dos Estados africanos, como os conhecemos hoje, foi formada a partir do processo de  descolonização pós-1945.

A ordem correta para responder a esta questão é

A) V – F – V – F.

B) V – F – V – V.

C) F – V – F – F.

D) F – V – V – V.

QUESTÃO ANTERIOR:
"Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo"

GABARITO:
B) V – F – V – V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- O ponto de inflexão dessa "antropologia, filha do imperialismo ocidental", na feliz expressão da antropóloga Kathleen Gough, foi marcado nos anos 1950 por George Balandier (...)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários