UNESP 2019: Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema

Leia o poema de Manuel Bandeira (1886-1968) para responder às questões de 26 a 28.

Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

QUESTÃO 26
UNESP 2019
a) Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema.

b) Cite três elementos que evidenciam o caráter narrativo desse poema.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori.

RESOLUÇÃO:
a) Não existe nesse poema a presença de um eu lírico pronunciando a expansão de seus sentimentos, como é comum na tradição da poesia lírica. No poe ma em questão, não há expressão de uma interioridade emotiva, ao contrário, o enunciador rela ta situações banais do cotidiano num estilo jornalístico, em que se impõe a objetividade.

b) O eu lírico simula uma notícia de jornal, com foco narrativo em 3.a pessoa e narrador observador. O poema responde aos elementos narrativos: quem (“João Gostoso”), quando (“uma noite”) e como (“depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado”), sem mencionar o porquê da ação da personagem.

A sucessão de acontecimentos é marcada por verbos de ação no pretérito imperfeito, que indicam ações durativas do passado ao presente (“era”, “morava”) e ações pontuais no pretérito perfeito (“chegou”, “bebeu”, “cantou”, “dançou”). Essa sequência de ações evolui numa sequência temporal que culmina no clímax: o afoga mento na lagoa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
UNESP 2019: De que modo o fato de morar “num barracão sem número” contribui para a caracterização de João Gostoso?
UNESP 2019: Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema UNESP 2019: Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.