UNESP 2019: Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori

UNESP 2019: Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori.

pintura do artista holandês Pieter Claesz

Memento mori: Lembra-te de que morrerás.
(Renzo Tosi (org.). Dicionário de sentenças latinas e gregas, 2010.)

a) Além da caveira, que outro elemento retratado na pintura de Pieter Claesz alude à expressão Memento mori? Justifique sua resposta.

b) Tendo em vista o contexto de sua produção, a temática explorada pela pintura remete mais diretamente a qual escola literária? Justifique sua resposta.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Bianca está preparando saquinhos com balas e pirulitos para os convidados da festa de aniversário de sua filha.

RESOLUÇÃO:
a) Na tela de Pieter Claesz, o conceito de que a morte é certa e deve ser lembrada sempre, “Memento mori”, está presente em várias imagens, como se nota na vela quase totalmente derretida no castiçal; no relógio simbolizando a brevidade da vida; na flor murchando, a qual indica a natureza efêmera; e na noz partida que pode ser associada à decadência trazida pelo envelhecimento.

b) A expressão latina “Memento mori” significa “lembra-te de que és mortal” e o título da tela de Pie ter Claesz, “Vanitas”, associa-se ao gênero de pintura obcecada pela inevitabilidade da morte, em relação à vaidade e à finitude da vida. O tema desse quadro refle te a estética barroca, em que há a tó pica do desengano em relação aos valores antropocêntricos, chegando-se a uma visão niilista sobre a existência.

PRÓXIMA QUESTÃO:
UNESP 2019: Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema.
UNESP 2019: Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori UNESP 2019: Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.