UNESP 2019: Em um equipamento utilizado para separar partículas eletrizadas atuam dois campos independentes

UNESP 2019: Em um equipamento utilizado para separar partículas eletrizadas atuam dois campos independentes, um elétrico,, e um magnético,perpendiculares entre si.

Uma partícula de massa m = 4 × 10ˉ¹⁵ kg e carga q = 8 × 10ˉ⁶ C parte do repouso no ponto P, é acelerada pelo campo elétrico e penetra, pelo ponto Q, na região onde atua o campo magnético, passando a descrever uma trajetória circular de raio R, conforme a figura.

conforme a figura

Sabendo que entre os pontos P e Q existe uma diferença de potencial de 40 V, que a intensidade do campo magnético é B = 10ˉ³ T e desprezando ações gravitacionais sobre a partícula eletrizada, calcule:

a) a intensidade do campo elétrico, em N/C.

b) o raio R, em m, da trajetória circular percorrida pela partícula na região em que atua o campo magnético.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Uma corda elástica, de densidade linear constante μ = 0,125 kg/m, tem uma de suas extremidades presa a um vibrador que oscila com frequência constante.

RESOLUÇÃO:
a) Na região de campo elétrico uniforme, temos:


b) Inicialmente, devemos determinar o módulo da velocidade com que a partícula abandona o campo elétrico e penetra no campo magnético. Utilizando o teorema da energia cinética, vem:


Quando a partícula penetra no campo magnético, a força magnética atua como resultante centrípeta, assim:


GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Na figura, as retas AB e CD são paralelas, assim como as retas AD e BC. A distância entreeé 3 cm, mesma distância entree
UNESP 2019: Em um equipamento utilizado para separar partículas eletrizadas atuam dois campos independentes UNESP 2019: Em um equipamento utilizado para separar partículas eletrizadas atuam dois campos independentes Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.