UNESP 2019: Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893

UNESP 2019: Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893.


a) Indique o momento histórico em que a tela foi pintada e cite uma dificuldade política, social ou econômica vivida naquele momento.

b) Identifique, através da análise da imagem, um elemento visual que acentue seu caráter dramático e um elemento visual que enfatize a caracterização de Tiradentes como mártir.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Analise a letra da canção “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque e Augusto Boal, composta em 1976, para responder à questão 01.

RESOLUÇÃO:
a) Momento histórico: "República da Espada" (1889- 1894), correspondente ao início da República no Brasil, proclamada em 1889. Dificuldade política: consolidação do regime republicano, ameaçado por movimentos contestatórios como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada. Dificuldade social: exclusão de amplas parcelas da população, como mulheres e afrodescendentes. Dificuldade econômica: sequelas da crise do Encilhamento, que afetou a economia no início do regime republicano.

b) Caráter dramático: impacto causado pela visão do corpo esquartejado. Caracterização como mártir: semelhança com a representação tradicional de Jesus Cristo, acentuada pela proximidade do crucifixo em relação aos restos de Tiradentes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: No livro The Moral Consequences of Economic Growth, Benjamin Friedman, professor de economia política [da Universidade] de Harvard, parte de vasta evidência histórica para defender que o crescimento econômico não é um facilitador apenas de melhorias materiais, mas também da liberdade, da tolerância, da justiça e da democracia.
UNESP 2019: Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893 UNESP 2019: Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893 Reviewed by Redação on janeiro 06, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.