UNESP 2019: No livro The Moral Consequences of Economic Growth, Benjamin Friedman, professor de economia política

UNESP 2019: No livro The Moral Consequences of Economic Growth, Benjamin Friedman, professor de economia política [da Universidade] de Harvard, parte de vasta evidência histórica para defender que o crescimento econômico não é um facilitador apenas de melhorias materiais, mas também da liberdade, da tolerância, da justiça e da democracia.

[...]

Nos anos 1930, os Estados Unidos conseguiram fortalecer os valores democráticos em meio à Grande Depressão. O autor atribui essa sorte ao New Deal do presidente Roosevelt, que qualifica como uma tentativa de “disseminar a oportunidade econômica o mais amplamente possível”. Considera que [...] o caminho escolhido foi “deliberadamente pluralista e inclusivo”, com o objetivo não somente de restaurar a prosperidade econômica, mas de criar maior igualdade de oportunidades.

a) Indique duas características do New Deal.

b) Identifique e explique a ideia central do primeiro parágrafo do texto.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: Observe a tela Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, pintada em 1893.

RESOLUÇÃO:
a) Esforço para superar os efeitos da Crise de 29 (Grande Depressão) e aplicação de uma política econômica intervencionista, com um enfoque social e influenciada pelas ideias keynesianas.

b) Segundo o texto, o New Deal foi muito além de objetivos puramente econômicos, pois procurou também criar certo equilíbrio social, o que assegurou não apenas a sobrevivência, mas também o fortalecimento da democracia (“o progresso econômico não é um facilitador apenas de melhorias materiais, mas também da liberdade, da tolerância, da justiça e da democracia”).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: O sr. ATO cinco e a sra. NAÇÃO BRASILEIRA, ambos brasileiros casados

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários