UNESP 2019: Para se criar truta...

UNESP 2019: Para se criar truta...

A água é o principal fator para a instalação de uma truticultura. Para a truta arco-íris, entre as principais características da água, estão:

1. Temperatura: os valores compreendidos entre 10 °C e 20 °C são indicados para o cultivo, sendo 0 °C e 25 °C os limites de sobrevivência.

2. Teor de oxigênio dissolvido (OD): o teor de OD na água deve ser o de saturação. A solubilidade do oxigênio na água varia com a temperatura e a pressão atmosférica, conforme a tabela.

Solubilidade do oxigênio na água (mg/L)
Solubilidade do oxigênio na água

a) O que acontece com o teor de OD em uma dada estação de truticultura à medida que a temperatura da água aumenta? Mantida a temperatura constante, o que acontece com o teor de OD à medida que a altitude em que as trutas são criadas aumenta?

b) A constante da lei de Henry (KH) para o equilíbrio da solubilidade do oxigênio em água é dada pela expressão KH = [O2 (aq)] / pO2, em que [O2 (aq)] corresponde à concentração de oxigênio na água, em mol/L, e pO2 é a pressão parcial de oxigênio no ar atmosférico, em atm. Sabendo que a participação em volume de oxigênio no ar atmosférico é 21%, calcule o valor da constante KH, a 16 °C e pressão de 1 atm.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: A vitamina D3 é lipossolúvel e opticamente ativa. Certo laboratório produz e comercializa suplementos dessa vitamina na forma de cápsulas contendo diferentes quantidades de colecalciferol.

RESOLUÇÃO:
a) Pela tabela observamos que para uma estação de truticultura (Pressão atmosférica constante), a medida que a temperatura da água aumenta, o teor de oxigênio dissolvido (OD) dimini.

Mantendo-se a temperatura constante, a medida que a altitude em que as trutas são criadas aumenta (ocorre diminuição da pressão atmosférica), o teor de oxigênio dissolvido (OD) diminui (pressão parcial de O2 diminui).

b) A lei de Henry diz que a solubilidade de oxigênio na água expressa em mol/L é diretamente proporcional a pressão parcial do oxigênio na atmosfera.

A constante é expressa por



Cálculo da pressão parcial de oxigênio a pressão de 1 atmosfera, onde XO2 é a porcentagem em mol (volume) de O2 no ar atmosférico (21%).



Pela tabela, a solubilidade do O2 a 16°C e 1 atm (760 mmHg) é igual a 9,6 mg/L.

Cálculo da solubilidade em mol/L:


Cálculo da constante de Henry (KH):




PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNESP 2019: Um caminhão de brinquedo move-se em linha reta sobre uma superfície plana e horizontal com velocidade constante.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários