UNESP 2019: A vitamina D3 é lipossolúvel e opticamente ativa

UNESP 2019: A vitamina D3 é lipossolúvel e opticamente ativa. Certo laboratório produz e comercializa suplementos dessa vitamina na forma de cápsulas contendo diferentes quantidades de colecalciferol.

Essas quantidades são comumente indicadas por Unidades Internacionais (U.I.) de vitamina D3, que têm sua equivalência em unidades de massa. A tabela foi construída com base em informações da bula desse suplemento, que deve ser usado somente com indicação de profissional de saúde.


a) A partir dos dados da tabela, calcule quanto vale cada U.I. de vitamina D3, em mg de colecalciferol. Indique, na fórmula do colecalciferol reproduzida no campo de Resolução e Resposta, um átomo de carbono quiral responsável pela atividade óptica observada na molécula.


b) Qual é a função orgânica oxigenada presente na estrutura da vitamina D3? Justifique, com base na estrutura molecular do colecalciferol, por que essa vitamina é lipossolúvel.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: De acordo com a teoria atômica de Dalton, os átomos eram considerados maciços e indestrutíveis, sendo preservados intactos nas transformações químicas.

RESOLUÇÃO:
a) I) Cálculo do valor de cada unidade internacional (U.I.) em mg de colecalciferol:
1000 U.I. ––––– 1 mg
1 U.I. ––––– x
x = 1 . 10ˉ³ mg

II) Os átomos de carbono quiral presentes na molécula estão marcados com *:


b) A função orgânica oxigenada presente na estrutura da vitamina D3 é álcool (carbono saturado ligado a OH).

Na vitamina D3 predomina cadeia hidrocarbônica que é apolar, portanto, essa vitamina é lipossolúvel (dissolve em gordura apolar).

PRÓXIMA QUESTÃO:
UNESP 2019: Para se criar truta...

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários