(UNICAMP 2019) A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais

(UNICAMP 2019) A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaçada, sobretudo com as reivindicações de independência de comunidades autônomas.

A questão nacional espanhola, e de muitos outros países onde avançam movimentos separatistas, reacende o debate contemporâneo sobre os Estados nacionais e o nacionalismo em suas distintas facetas, especialmente em um contexto de globalização.

a) Identifique as duas principais regiões autônomas espanholas que historicamente reivindicam independência e sua constituição como Estados nacionais.

b) Além de movimentos nacionalistas que reivindicam independência e a formação de novos países, aponte duas outras expressões de nacionalismo que se tornaram mais frequentes com a globalização.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNICAMP 2019) O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras.

RESOLUÇÃO:
a) Atualmente, duas regiões contam com destacados movimentos autonomistas na Espanha: Catalunha e País Basco.

b) Além de sustentar iniciativas visando à autodeterminação de nações que resultam no surgimento de novos países, como é o caso recente de Kossovo e Sudão do Sul, o nacionalismo está na base de movimentos xenófobos, em medidas contra a imigração, como leis restritivas e a construção de barreiras em áreas de fronteira, e no protecionismo comercial que visa assegurar, a um determinado país, a devida proteção contra o afluxo estrangeiro de mercadorias e de capitais.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNICAMP 2019) A movimentação das massas de ar é responsável pelas mudanças no tempo atmosférico. O mapa abaixo mostra a dinâmica dos sistemas atmosféricos na América do Sul em maio de 2018.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários