(UNICAMP 2019) O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras



(UNICAMP 2019) O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação constitui atualmente o principal uso hídrico do país, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regiões Sul e Nordeste, a incorporação de áreas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semiárido, respectivamente.

a) Indique a principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semiárido nordestino, respectivamente.

b) Aponte uma importante política governamental, adotada desde a década de 1960, que se destina à expansão da modernização agrícola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiária, qual é a principal característica das propriedades que utilizam a irrigação no Sudeste brasileiro?

QUESTÃO ANTERIOR:
- 1º Dia (2ª Fase)
(UNICAMP 2019) O xeque-mate - do persa shāh māt: o rei está morto - ocupa uma função controversa nas leis do jogo de xadrez.

RESOLUÇÃO:
a) Na área de agricultura irrigada no Rio Grande do Sul, destaca-se a soja na Campanha Gaúcha; no Semiárido nordestino, o maior destaque é a fruticultura, no Vale Médio do Rio São Francisco.

b) Consoante ao processo mundial de modernização da agricultura relacionado com a Revolução Verde, o Estado brasileiro, desde a década de 1960, adotou o incentivo à expansão da fronteira agrícola como política para o setor.

Consequentemente a agricultura moderna – voltada para a exportação e para atender as demandas urbanas, além de incorporar cada vez mais insumos modernos – expandiu-se espacialmente para novas áreas em direção ao Centro-Oeste, à Amazônia e à porção ocidental do Nordeste brasileiro. A criação do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e de Reforma Agrária), em 1970, a da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além dos órgãos de desenvolvimento regional como a SUDECO (Superintendência para o Desenvolvimento do Centro- Oeste), a SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste), a SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), complementam-se nos esforços estatais para a modernização do setor agrícola brasileiro.

Na Região Sudeste, a maior parte das áreas irrigadas relaciona-se com as grandes propriedades em que se desenvolve a agricultura comercial, particularmente o cultivo da cana-de-açúcar.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNICAMP 2019) A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaçada, sobretudo com as reivindicações de independência de comunidades autônomas.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários