(Enade 2018) Antecipando realidades futuras e representando simultaneamente objetos de preciosismo artesanal

(Enade 2018) Antecipando realidades futuras e representando simultaneamente objetos de preciosismo artesanal, as maquetes exercem fascínio e interesse dada a sobreposição da dimensão técnico-operativa e dos conteúdos lúdicos. São simultaneamente objetos de estudo, instrumentos de representação e resultados autônomos formais de um processo criativo que pode, em casos extremos, resumir, na própria maquete, todo o conteúdo da pesquisa do projeto do autor.

Entretanto, o motivo principal de interesse reside na importância que essa forma de representação assumiu no ato de projetar na arquitetura e no design, seja na relação com os tradicionais modos da comunicação do projeto, seja no quadro das novas condições que a utilização do desenho assistido por computador introduziu.
Barcelona: Gustavo Gili, SL, 2013 (adaptado).


A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. Na construção de uma maquete, deve ser considerada a tipologia do objeto edificado com relação à característica técnica da maquete.

II. A construção de maquetes para ambientes internos exige um nível maior de detalhamento, de modo a permitir que se entendam os fluxos e a composição espacial desses ambientes.

III. Dada a necessidade de tridimensionalidade e de materialidade nos sistemas de representação, valorizou-se a função das maquetes, entendida como antecipação dos resultados da proposta de um projeto.

IV. A escala é um fator determinante tanto para a confecção da maquete física como para a de maquetes eletrônicas, sendo preferível a utilização de escalas convencionais, indiferentemente da tipologia de projeto, como, por exemplo, a escala 1:50, 1:100 ou 1:200.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Para uma boa execução de um forro ou teto rebaixado, é necessária a elaboração de uma planta de teto refletido ou planta de forro que contenha o desenho e as especificações dos materiais de revestimento, como, por exemplo, placas de gesso, gesso acartonado, indicação de sancas.

GABARITO:
D) I, II e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) No planejamento de interiores, no que se refere ao conforto ambiental, é importante que o designer de interiores analise aspectos da iluminação (natural e artificial), conforto término e acústico, funcionalidade e ergonomia.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Design de Interiores ENADE 2018 com Gabarito
(Enade 2018) Antecipando realidades futuras e representando simultaneamente objetos de preciosismo artesanal (Enade 2018) Antecipando realidades futuras e representando simultaneamente objetos de preciosismo artesanal Reviewed by Redação on fevereiro 11, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.