(Enade 2018) No planejamento de interiores, no que se refere ao conforto ambiental

(Enade 2018) No planejamento de interiores, no que se refere ao conforto ambiental, é importante que o designer de interiores analise aspectos da iluminação (natural e artificial), conforto término e acústico, funcionalidade e ergonomia.

Nos projetos de iluminação, são avaliados aspectos como sombra, ofuscamento, níveis de iluminância, influência da iluminação na percepção das cores, além de considerações estéticas e psicológicas; o conforto térmico depende de um conjunto de parâmetros relacionados aos processos de troca de calor entre a edificação e o exterior; em relação ao conforto acústico, as características internas de um ambiente, tais como forma, dimensões e o nível de absorção do som pelas superfícies, interferem na inteligibilidade e reverberação sonora, além das influências do meio externo, por falta de isolamento acústico.
Disponível em: <http://www.dkowaltowski.net/1090.pdf >.
Acesso em: 16 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o conforto ambiental no planejamento de ambientes, assinale a opção correta.

A) O ofuscamento está relacionado à distribuição de iluminância no ambiente.

B) O uso de materiais com cores claras favorece a absorção de calor nas superfícies.

C) O excesso de reverberação nos espaços internos está associado à utilização de materiais com alto coeficiente de absorção sonora.

D) A distribuição do fluxo luminoso no ambiente depende das cores utilizadas nos revestimentos de piso, parede e teto.

E) Sistemas massa-mola-massa, como paredes de gesso acartonado com enchimento de lã de vidro, são utilizados para isolamento acústico de ambientes.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Antecipando realidades futuras e representando simultaneamente objetos de preciosismo artesanal, as maquetes exercem fascínio e interesse dada a sobreposição da dimensão técnico-operativa e dos conteúdos lúdicos.

GABARITO:
E) Sistemas massa-mola-massa, como paredes de gesso acartonado com enchimento de lã de vidro, são utilizados para isolamento acústico de ambientes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Atualmente, a grande maioria dos projetos de design de interiores é desenvolvida em programas de computador, sendo os mais populares o AutoCAD e o SketchUP, dada a facilidade de uso.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Design de Interiores ENADE 2018 com Gabarito

Comentários