(Enade 2018) Ao se avaliar o impacto dos fatores de risco para suicídio sobre o indivíduo

(Enade 2018) Ao se avaliar o impacto dos fatores de risco para suicídio sobre o indivíduo, é preciso compreender que esses fatores têm inten...
(Enade 2018) Ao se avaliar o impacto dos fatores de risco para suicídio sobre o indivíduo, é preciso compreender que esses fatores têm intensidade e duração diversas e exercem seu poder em diferentes fases da vida dessa pessoa. Assim, a interação entre acontecimentos que ficaram no passado distante (fatores de risco predisponentes) e eventos mais recentes (fatores de risco precipitantes) deve ser considerada quando ocorre uma tentativa de suicídio ou um suicídio.
Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, assinale a opção que apresenta um caso de interação de fatores de risco predisponentes e precipitantes, após tentativa de suicídio.

A) Jovem de 19 anos, comportamento impulsivo, agressivo e autodestrutivo; humor instável; dificuldades para enfrentar situações estressantes e baixa tolerância à frustração; presença de transtorno psiquiátrico na família.

B) Mulher de 28 anos; mora com a mãe; diagnóstico de esquizofrenia com sintomas positivos desde os 21 anos; hospitalizações anteriores; retraimento social persistente.

C) Homem de 35 anos, ingeriu doses de vários medicamentos que encontrou em casa; duas tentativas prévias de suicídio por ingestão de medicamentos; pensamentos, sentimentos e ações restritivos e inflexíveis.

D) Mulher de 46 anos, relato de maus tratos e violência sexual na infância; ambiente familiar disfuncional; rede de apoio social empobrecida; relacionamentos anteriores conflituosos e violentos.

E) Homem de 57 anos, histórico de depressão crônica e recorrente; uso abusivo de álcool; não adesão anterior à medicação e psicoterapia; recebeu diagnóstico de infecção por HIV há algumas semanas e não contou para a família.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss.

GABARITO:
E) Homem de 57 anos, histórico de depressão crônica e recorrente; uso abusivo de álcool; não adesão anterior à medicação e psicoterapia; recebeu diagnóstico de infecção por HIV há algumas semanas e não contou para a família.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) As estatísticas indicam que grande parte dos casos atendidos no Sistema Único de Assistência Social (Suas)

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo