(Enade 2018) No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss

(Enade 2018) No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss. Imediatamente, fomos a Sa...
(Enade 2018) No dia 27 de janeiro, fomos todos, cedo ou tarde, despertados pela notícia do incêndio na boate Kiss. Imediatamente, fomos a Santa Maria e lá nos deparamos com ginásios de esportes que abrigavam vítimas fatais, familiares, amigos, profissionais da saúde, de segurança, da gestão estadual, municipal e federal, da mídia, voluntários, entre outros que deambulavam por ali sem rumo certo.

Havia uma espécie de caos organizado: espaço de inscrição de voluntários; outro para familiares e amigos aguardarem o chamado feito por microfone para reconhecerem as vítimas já identificadas pela perícia; uma área destinada à regularização do óbito e outra para a preparação dos corpos e atos relativos ao funeral.
CABRAL, K. V.; SIMONI, A. C. Fazendo a gestão no olho do furacão. Entre Linhas.
Rio Grande do Sul, Ano XIII, n. 62, p. 6-7, abr. mai.jun. 2013 (adaptado).

Considerando esse contexto bem como a atuação de psicólogos em situações de emergência e desastres, avalie as afirmações a seguir.

I. Em situações de emergência, cabe ao psicólogo promover o acolhimento das pessoas envolvidas para que reconheçam a necessidade do acompanhamento psicológico e para que melhor compreendam a fase crítica vivida.

II. Quando há vítimas fatais, o psicólogo deve mapear os possíveis grupos com processo de luto não reconhecido, principalmente entre familiares, amigos, professores das vítimas e moradores próximos do local onde ocorreu o desastre.

III. Como prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-traumático, o psicólogo deve promover ações individuais e coletivas que favoreçam a capacidade dos sujeitos de enfrentarem o evento traumático.

IV. Quando atua como voluntário em situações traumáticas, o psicólogo está dispensado de cumprir as exigências formais e legais do seu exercício profissional, para atender às necessidades imediatas da sociedade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O emprego de estratégias como Atendimento de Grupo de Sala de Espera em Unidades de Atenção Básica possibilita intervenções psicológicas voltadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Ao se avaliar o impacto dos fatores de risco para suicídio sobre o indivíduo, é preciso compreender que esses fatores têm intensidade e duração diversas e exercem seu poder em diferentes fases da vida dessa pessoa.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo