(Enade 2018) Assistentes sociais ingressam nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores

(Enade 2018) Assistentes sociais ingressam nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores que implementam as ações...
(Enade 2018) Assistentes sociais ingressam nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores que implementam as ações institucionais, em um trabalho combinado ou cooperativo, e que assume perfis diferenciados nos vários espaços ocupacionais.

A relação que esses profissionais estabelecem com o objeto de seu trabalho – as múltiplas expressões da questão social, tal como se manifestam na vida dos sujeitos com os quais lidam –, depende da prévia definição das políticas sociais pelos organismos empregadores que estabelecem demandas a serem atendidas.
Cortez, 2010 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.

A) A formação profissional de assistentes sociais está fundamentada nas políticas sociais, consideradas o estatuto central e constitutivo da relação entre a profissão e seus processos de trabalho.

B) As políticas sociais, historicamente, vêm produzindo respostas fragmentadas às manifestações da questão social, o que tem desafiado o Serviço Social a enfrentá-las em uma perspectiva de totalidade.

C) O tratamento analítico proposto para o trabalho de assistentes sociais no campo das políticas sociais é a identificação da questão social como uma situação social problema, sendo o efeito do conjunto de suas causalidades sociais deslocado para o indivíduo.

D) Assistentes sociais, por serem proprietários de sua força de trabalho, dispõe de todos os meios e condições necessários para a realização do seu ofício, independentemente das instituições empregadoras.

E) Na perspectiva do projeto ético-político, o reconhecimento da questão social no combate à pobreza no Brasil está associado à ideologia do consenso entre as classes sociais.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A ampliação dos processos democráticos e do controle social nas políticas teve sua emergência institucional com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que prescreve a participação da sociedade na gestão das políticas sociais.

GABARITO:
B) As políticas sociais, historicamente, vêm produzindo respostas fragmentadas às manifestações da questão social, o que tem desafiado o Serviço Social a enfrentá-las em uma perspectiva de totalidade.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A crise estrutural do sistema do capital que assistimos desde o último terço do sec. XX impulsionou as grandes corporações mundiais e bancos multinacionais de financiamento a intervir nos mecanismos de exploração da força de trabalho e nas suas condições de reprodução.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo