(Enade 2018) Assistentes sociais, no exercício profissional, devem desenvolver uma atitude investigativa

(Enade 2018) Assistentes sociais, no exercício profissional, devem desenvolver uma atitude investigativa: o fato de não pesquisarem em tempo integral não os exime de acompanhar os avanços dos conhecimentos pertinentes ao seu espaço de trabalho nem de procurar conhecer concretamente a realidade da sua área particular de trabalho. Este é o principal modo para qualificar o seu exercício profissional.
NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. Serviço Social:
direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/
ABEPSS, 2009 (adaptado).

Considerando o projeto ético-político e o desenvolvimento da prática investigativa de assistentes sociais, avalie as afirmações a seguir.

I. Em matéria de Serviço Social, profissionais devem se apropriar criticamente do conhecimento existente: produção teórica, legislação, sistematização de experiências etc.

II. Assistentes sociais devem buscar compreender, em uma perspectiva de totalidade, a dinâmica social, conjugando o conhecimento do modo de produção capitalista com o conhecimento da formação social brasileira.

III. Profissionais de serviço social devem identificar as principais mediações entre a singularidade na qual atua com as determinações da questão social no Brasil.

IV. É importante que assistentes sociais utilizem, na sua prática investigativa, métodos de pesquisa baseados no positivismo, garantindo, dessa forma, o necessário distanciamento entre o pesquisador e o objeto pesquisado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
- (Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998.

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A ampliação dos processos democráticos e do controle social nas políticas teve sua emergência institucional com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que prescreve a participação da sociedade na gestão das políticas sociais.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários