(Enade 2018) Conceber produtos de moda envolve conexões entre conhecimentos histórico-artísticos e os fundamentos do design

(Enade 2018) Conceber produtos de moda envolve conexões entre conhecimentos histórico-artísticos e os fundamentos do design. Os fundamentos do design são voltados à percepção sensorial de conforto e segurança na manipulação de formas, cores, estruturas ou padrões que garantam o processo de comunicação e dinamismo às informações, que irão refletir-se nos anseios e nos desejos, bem como nas necessidades do usuário. O movimento Op Art (1960), por exemplo, ficou conhecido pela ilusão de ótica provocada pelo uso de duas cores e repetição das formas, aspectos que podem servir de referência para criações atuais.
LÖBACH, B. Desenho industrial: bases para a configuração dos
produtos industriais. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda,
2001 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A repetição pode ser regular ou irregular e estar presente no look em detalhes, nas estampas, nos aviamentos e nos elementos de estilo.

II. A radiação pode estar presente em drapeados e franzidos e ser composta por linhas que saem de um eixo ou do ponto central para direções diferentes.

III. O contraste pode ser extremo ou sutil e estar presente no look através das texturas, das cores ou da forma do produto.

IV. A gradação, padrão que aumenta ou diminui em relação ao anterior, sequencialmente, pode estar presente nos detalhes, aviamentos, estampas e bordados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998.

GABARITO:
E) I, II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Os fios e tecidos utilizados na moda esportiva agregam, no interior da fibra, tecnologia e ciência.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários