(Enade 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) são marcos fundamentais

(Enade 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) são marcos fundamentais da Assistência Social, porque a reconhecem como política social que compõe o sistema de seguridade no Brasil. Apesar dos avanços normativos, persistem práticas de cunho clientelista e paternalista que contrariam a perspectiva de direitos dessa política.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Historicamente, o nepotismo e o patrimonialismo reforçam a perspectiva democrática de garantia de direitos.

II. O primeiro-damismo relaciona-se com a moralização da questão social, reforçando a responsabilização das mulheres pelas desigualdades sociais e a desprofissionalização na Assistência Social.

III. A herança do familismo na política social brasileira não é exclusividade da Assistência Social, pois é encontrada nas demais políticas públicas.

IV. A solidariedade, o voluntariado e a responsabilidade social são fundamentais para assegurar a Assistência Social como política de direitos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A ideia de falência dos sistemas previdenciários públicos e os ataques às instituições estatais tornaram-se dominantes em meados da década de 1970 e foram reforçadas com a crise econômica dos anos 1980.

GABARITO:
B) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O fundo público envolve toda a capacidade de mobilização de recursos que o Estado tem para intervir na economia, além do próprio orçamento e da política monetária comandada pelo Banco Central para socorrer as instituições financeiras.
(Enade 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) são marcos fundamentais (Enade 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) são marcos fundamentais Reviewed by Redação on fevereiro 09, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.