(Enade 2018) A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais

(Enade 2018) A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais: compreender o significado social da profis...
(Enade 2018) A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, identificar as demandas presentes na sociedade, realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências referem-se ao ato de investigar, que ganha o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional.
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional.
In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências
profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).

No cenário descrito acima, a pesquisa e a produção de conhecimento crítico no exercício profissional

A) balizam os caminhos para a concretização da prática pensada e subsidiam decisões, estratégias e novas propostas de pensar e agir.

B) transformam a visão de mundo, tornando possível que a teoria supere os obstáculos presentes na prática cotidiana.

C) despertam o interesse pelo pensamento abstrato a partir do ato de entender algo novo, que independe de aplicação prática.

D) devem ser direcionadas para uma prática orientada por um projeto conservador e a serviço de determinada classe social.

E) permitem a apreensão do modo de agir do ser social historicamente construído e a reprodução de modalidades de intervenção pré-fixadas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A crise estrutural do sistema do capital que assistimos desde o último terço do sec. XX impulsionou as grandes corporações mundiais e bancos multinacionais de financiamento a intervir nos mecanismos de exploração da força de trabalho e nas suas condições de reprodução.

GABARITO:
A) balizam os caminhos para a concretização da prática pensada e subsidiam decisões, estratégias e novas propostas de pensar e agir.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A desigualdade racial no Brasil se expressa de modo evidente no que se refere à violência letal e às políticas de segurança. Na população negra, os homens jovens formam o perfil mais frequente de homicídio no Brasil, sendo muito mais vulneráveis à violência do que os jovens não negros.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo