(Enade 2018) A mudança paradigmática dos anos 1930-40 ocorreu como se fosse um movimento latino-americano

(Enade 2018) A mudança paradigmática dos anos 1930-40 ocorreu como se fosse um movimento latino-americano. Traços comuns a diversos países d...
(Enade 2018) A mudança paradigmática dos anos 1930-40 ocorreu como se fosse um movimento latino-americano. Traços comuns a diversos países da região fornecem os componentes teóricos do novo modelo de inserção internacional. O paradigma em construção apresenta um perfil caracterizado por três componentes: a) consciência da transição; b) desenvolvimento como vetor da política exterior; c) realismo de conduta.

O bloco mental do paradigma desenvolvimentista compõe-se de uma variável ideológica e outra política. Irrompeu, por certo, na América Latina, e com maior força no Brasil, a ideologia desenvolvimentista, que penetrou a opinião pública, a vida política e os estudos socioeconômicos, entre os anos 1950 e 1980.

O paradigma do Estado normal foi a grande invenção da inteligência política latino-americana da década de 1990. Irrompeu com tamanha força, coerência e convergência regional entre os países, que nada se lhe compara em outras partes do mundo.
CERVO, A. L. Política exterior e relações internacionais do Brasil: enfoque paradigmático.
Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília: IBRI, v. 46, n. 2, p. 5-25, 2003 (adaptado).

Tendo o texto como respaldo para a análise da evolução da política exterior do Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Foi no momento em que adotou a equidistância pragmática que Vargas decidiu, no exercício do mandato do período democrático (1951-1954), optar pela aproximação estratégica com os Estados Unidos da América.

II. A Operação Pan-americana foi a tentativa de Juscelino Kubitschek de atrair recursos dos Estados Unidos da América para o Brasil e para a América Latina, utilizando a retórica de que os países subdesenvolvidos estariam mais propensos a ser seduzidos pelos ideais comunistas.

III. A política externa do regime militar no Brasil foi uniforme e alinhada com a política externa dos Estados Unidos da América, como demonstrava, por exemplo, a cooperação com o constante envio de efetivo militar para as intervenções militares de que os Estados Unidos da América participavam.

IV. O Estado normal, na formulação do autor do texto, foi o paradigma vigente na política externa de opção neoliberal nos anos 1990 e caracterizou os governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Nos Estados desenvolvimentistas, a parceria é tão importante quanto a autonomia.

GABARITO:
B) II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit – abreviação de British Exit –, representa uma demonstração de insatisfação de parte expressiva da população britânica com os rumos atuais da integração europeia.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo