(Enade 2018) No início do século XXI, o cenário internacional foi marcado por rupturas de normas internacionais

(Enade 2018) No início do século XXI, o cenário internacional foi marcado por rupturas de normas internacionais, como o desrespeito às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e pela busca da redistribuição do poder no Sistema Internacional por países em desenvolvimento.

Como medida estratégica de inserção regional e por meio da conformação e articulação entre a política de defesa e a política externa, o Brasil reorientou a sua atuação no sentido de propor, em 2008, a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) da União de Nações Sul-Americanas.
DINIZ, R. O Brasil e o Conselho de Defesa Sul-Americano. Carta Capital, 2015. Disponível em:
<https://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/>. Acesso em: 14 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o exposto no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A atuação brasileira contribuiu para a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano da União de Nações Sul-Americanas, com a finalidade de solidificar uma zona de paz, por meio do fortalecimento da identidade regional e da cooperação internacional.

II. O fortalecimento e a eficiência na resolução de conflitos do Sistema de Segurança Coletiva da Organização das Nações Unidas e da Organização de Estados Americanos foram determinantes para a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano.

III. O Conselho de Defesa Sul-Americano negligenciou as questões relacionadas ao narcotráfico e aos conflitos sub-regionais, já que esses assuntos são de responsabilidade do Tratado Interamericano de Defesa Recíproca e da Junta Interamericana de Defesa.

IV. O Conselho de Defesa Sul-Americano foi criado com o propósito de reformar as estruturas institucionais antigas, como, por exemplo, os mecanismos da Organização dos Estados Americanos no setor de defesa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Considerando as abordagens teóricas de Economia Política Internacional e a forma como são tratadas as noções de hegemonia, poder, estabilidade e interdependência, avalie as afirmações a seguir.

GABARITO:
A) I, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história. O aspecto característico dos vinte anos de crise, entre 1919 e 1939, foi a queda súbita das esperanças visionárias da primeira década para o sombrio desespero da segunda, da utopia, que não se prendia a realidade, para uma realidade da qual a utopia fora rigorosamente excluída.

Comentários