(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história

(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história. O aspecto característico dos vinte anos de crise, entre 1919 e 1939, foi a queda súbita das esperanças visionárias da primeira década para o sombrio desespero da segunda, da utopia, que não se prendia a realidade, para uma realidade da qual a utopia fora rigorosamente excluída. A miragem da década de vinte, como agora sabemos, era o reflexo tardio de um século anterior que não se poderia ressuscitar. A utopia de 1919 era vazia e sem substância. Não exerceu influência alguma no futuro porque não mais possuía raízes no presente.
CARR, E. H. Vinte anos de crise. Brasília: Ed. UnB, 2001, p. 287 (adaptado).

Considerando o contexto das relações internacionais no período entre 1919 e 1939, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ter colocado em lados opostos tropas republicanas, apoiadas pela União Soviética e seus aliados, e forças franquistas, auxiliadas pela Alemanha e Itália, foi assinado, em 1939, o Pacto Molotov-Ribbentrop, o qual previa, entre outras disposições, a não beligerância entre alemães e soviéticos, além da divisão de territórios de outros países.

II. As consequências, diretas e indiretas, da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918) e do Tratado de Versalhes (1919) produziram um cenário internacional de enorme instabilidade econômica e política na Europa Central, em especial na Alemanha, o qual erodiu as esperanças da utopia liberal e permitiu a emergência de movimentos à direita do espectro político, como o fascismo e o nazismo, e à esquerda, como o stalinismo.

III. Na década de 1920, Stalin, após o sucesso dos planos quinquenais, continuou adotando a política externa revolucionária da União Soviética de Lenin, visando à exportação do modelo socialista para outros países, como Alemanha e Espanha, e ao financiamento de partidos comunistas em todo mundo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) No início do século XXI, o cenário internacional foi marcado por rupturas de normas internacionais, como o desrespeito às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e pela busca da redistribuição do poder no Sistema Internacional por países em desenvolvimento.

GABARITO:
C) I e II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários