(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história

(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história. O aspecto característico dos vinte anos de crise, entre 1919 e 1939, foi a queda súbita das esperanças visionárias da primeira década para o sombrio desespero da segunda, da utopia, que não se prendia a realidade, para uma realidade da qual a utopia fora rigorosamente excluída. A miragem da década de vinte, como agora sabemos, era o reflexo tardio de um século anterior que não se poderia ressuscitar. A utopia de 1919 era vazia e sem substância. Não exerceu influência alguma no futuro porque não mais possuía raízes no presente.
CARR, E. H. Vinte anos de crise. Brasília: Ed. UnB, 2001, p. 287 (adaptado).

Considerando o contexto das relações internacionais no período entre 1919 e 1939, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) ter colocado em lados opostos tropas republicanas, apoiadas pela União Soviética e seus aliados, e forças franquistas, auxiliadas pela Alemanha e Itália, foi assinado, em 1939, o Pacto Molotov-Ribbentrop, o qual previa, entre outras disposições, a não beligerância entre alemães e soviéticos, além da divisão de territórios de outros países.

II. As consequências, diretas e indiretas, da Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918) e do Tratado de Versalhes (1919) produziram um cenário internacional de enorme instabilidade econômica e política na Europa Central, em especial na Alemanha, o qual erodiu as esperanças da utopia liberal e permitiu a emergência de movimentos à direita do espectro político, como o fascismo e o nazismo, e à esquerda, como o stalinismo.

III. Na década de 1920, Stalin, após o sucesso dos planos quinquenais, continuou adotando a política externa revolucionária da União Soviética de Lenin, visando à exportação do modelo socialista para outros países, como Alemanha e Espanha, e ao financiamento de partidos comunistas em todo mundo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) No início do século XXI, o cenário internacional foi marcado por rupturas de normas internacionais, como o desrespeito às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e pela busca da redistribuição do poder no Sistema Internacional por países em desenvolvimento.

GABARITO:
C) I e II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) As conclusões que extraímos do debate sobre ganhos relativos são diferentes das do professor Mearsheimer.
(Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história (Enade 2018) Períodos de crise têm sido comuns na história Reviewed by Redação on fevereiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.